Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O novo brinquedinho do Gean Loureiro


Fatma conta com novo aliado para investigar crimes ambientais

O aeromodelo permite identificar caçadores na mata, desmatamentos e ainda pessoas perdidas

imgCristina Pierini

FLORIANÓPOLIS

Bruno Oliveira/Divulgação
Bruno Oliveira/Divulgação
O equipamento também atraiu o interesse da Polícia Militar de Santa Catarina

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) recebeu um novo aliado contra desmatamentos, caçadores e incêndios. O VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), é um aeromodelo que permite uma visão privilegiada de uma grande área de mata. A compra do equipamento deve ser custeada por recursos de compensação ambiental.
O equipamento que foi testado nesta quarta-feira (20), no Parque do Tabuleiro, empolgou técnicos da Fatma. O projeto com um aeromodelo não tripulado é inédito em unidades de conservação do Brasil. Ele possui uma câmera, com infravermelho, que permite identificar caçadores na mata, desmatamentos ou pessoas perdidas. De acordo com o diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fundação, Paulo Roberto Mundt, a nova ferramenta trará economia de tempo e dinheiro. “Vamos ter uma visão privilegiada lá do alto, ajudando a demarcar a área e fiscalizar possíveis crimes ambientais” explica Mundt. 
O VANT também atraiu interesse na área de segurança pública. A Polícia Militar de Santa Catarina participou dos testes e demonstrou bastante entusiasmo com o equipamento. De acordo com o comandante da Polícia Militar Especializada, coronel Rodrigues, o aeromodelo pode servir para preservar a vida do policial e aumentar a eficácia de operações ostensivas. Em alguns casos específicos, ele poderá substituir o helicóptero tripulado, que tem um custo de cerca de R$ 4 mil a hora. 
Para o presidente da Fatma, Gean Loureiro, essa será a nova filosofia do órgão: tecnologia, eficiência e um melhor custo-benefício.
Publicado em 21/02-16:25 por: Cristina Pierini. 
Atualizado em 21/02-18:40
Fonte: NOTICIAS DO DIA

2 comentários:

Anônimo disse...

É o Geancóptero...

Anônimo disse...

Será que pega fiscal corrupto também, como o de Rio do Sul que foi pego com a boca na botija.