Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Batalha de la Angostura foi parte da guerra que reduziu pela metade o território mexicano, em benefício dos EUA


Hoje na História: 1847 - Começa a Batalha de Buena Vista, parte da guerra entre México e EUA
Até hoje há discordância entre os historiadores sobre o vencedor da batalha




Batalha foi parte da guerra que reduziu pela metade o território mexicano, em benefício dos EUA


O dia 22 de fevereiro de 1847 marcou o início da Batalha de Buena Vista, que durou dois dias e foi mais um episódio da guerra entre Estados Unidos e México. O resultado dessa disputa, também conhecida como Batalha de la Angostura, gera polêmica até hoje, pois nenhum dos países admite a vitória do adversário.


Os norte-americanos se consideram vitoriosos na Batalha de Buena Vista pois argumentam que o exército inimigo, que era muito mais numeroso (cerca de 16 mil contra 4,5 mil) recuou. Os mexicanos, no entanto, dizem que só deixaram o campo de disputa por uma ordem da Junta Militar do país e que, por isso, houve um empate tático.

Durante o conflito, o general Antonio Santa Anna chegou a declarar vitória mexicana, o que pode ter influenciado a decisão da junta. De qualquer maneira, a batalha está entre as mais sangrentas da história do México, com 694 mortos, mais de mil feridos e quase 300 militares presos pelas forças rivais.


Apesar da polêmica sobre a vitória, diversas cidades nos Estados Unidos receberam o nome de Buena Vista em homenagem à suposta vitória no confronto. Há municípios com esse nome em Virgínia, Alabama e Iowa. Além disso, diversas músicas foram compostas sobre o tema (ver vídeo abaixo).



O México, por sua vez, inaugurou em 2008 um museu na cidade de Saltillo, que mantém  em seu acervos peças deixadas no campo de batalha.

A Batalha de Buena Vista foi o último dos grandes confrontos da guerra no Nordeste do México. Um dos motivos para o início da guerra foi a interpretação do "Destino manifesto", de que Deus tinha dado aos norte-americanos o direito de expandirem suas terras. Como consequência desse conflito, os Estados Unidos aumentaram em carca de 25% o seu território, enquanto o México foi reduzido pela metade.

Fonte: OPERA MUNDI

Nenhum comentário: