Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 5 de abril de 2015

MARIA SIQUEIRA, PRIMEIRA IMUNOLOGISTA BRASILEIRA, FALECEU


Morre a primeira imunologista brasileira

Maria Siqueira criou uma grande geração de doutores, além de possuir mais de 70 artigos, principalmente no campo da Imunogenética Quantitativa


Faleceu na madrugada de sábado (28/03/2015), a cientista Maria Siqueira. Nascida em 07/07/1927, ela foi a primeira imunologista brasileira. Além de ser reconhecida nacional e internacionalmente, junto com o professor Guido Biozzi, por seus trabalhos na então nascente Imunogenética, nos idos de 1968.


Ela foi pesquisadora nos Institutos Biológico e Butantan, professora de Imunologia e Microbiologia na Escola Paulista de Medicina -Unifesp. Foi ainda, professora no curso de Aperfeiçoamento em Imunologia da OPAS/OMS.


Fundadora da Sociedade Brasileira de Imunologia, ela foi sua a segunda tesoureira da primeira diretoria da instituição, de 1972 a 1977.


A imunologista possui mais de 70 artigos originais, em especial no campo da Imunogenética Quantitativa. Ela também orientou mais de 15 doutores, dentre eles, Olga Célia Ibañez, Orlando Garcia Ribeiro, Moema Soares, Vera Cecília Ferreira, Amadeu Bandiere e Osvaldo Augusto Brazil Esteves SantAnna.

“Sempre presente no laboratório, sua personalidade única, despida de qualquer vaidade, de convivência afável mas sempre firme, tinha sempre em mente a importância social das ciências. Por causa deste aspecto, marcou vários estudantes nos vários cursos de graduação e pós-graduação que ministrou ao longo de sua carreira iniciada como assistente do professor Otto Bier”, afirma o ex-orientando SantAnna, que agora é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxina.

(Ascom SBPC, com informações de Osvaldo Augusto Brazil Esteves SantAnna)

Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/

Nenhum comentário: