Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 27 de abril de 2015

SC - Situação escandalosa - A casan vive a distribuir lucros para diretores, enquanto 86% dos catarinenses não têm acesso à rede de esgoto


Números foram divulgados em evento da FIESC para debater os problemas do sanemento básico no Estado


Thiago Santaella



Santa Catarina tem apenas 14% da população com acesso à uma rede de esgoto, um dos quatro fatores definidos como saneamento básico. Entre os municípios em que a questão é administrada pela Casan, há uma leve melhora, 18%, o que não tira o Estado da parte de baixo da tabela.

— O dado que mais choca, em toda apresentação que eu levo, é o número de Santa Catarina. Ninguém acredita que o Estado tem esse percentual assim tão baixo. Infelizmente, está entre os piores — conta Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, entidade que atua na promoção do tema saneamento básico como política pública.

Os dados foram apresentados no lançamento do Plano Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense, realizado pela Fiesc, em palestras na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis. A entidade busca mostrar a necessidade de investimentos na área.


A cobertura da coleta e tratamento é mínima no Estado. Só 47 municípios, dos 295 catarinenses, têm acesso a uma rede de esgoto, de acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2012. Isso representa apenas 16% das cidades.

— Um dos nossos desafios é o licenciamento ambiental dos projetos. E aí nisso as exigências são muito grandes. Implicam até em alteração em um projeto que às vezes já está pronto e habilitado para licitar — disse o gerente de construção da Casan, Fábio Krieger.

Dentre os administrados pela Casan, Florianópolis, a Capital do Estado, é a melhor cidade em cobertura de esgoto em Santa Catarina com 53% da população atendida. Com os investimentos previstos atualmente, que somam R$ 400 milhões, a proposta é ampliar essa cobertura para 75% da população da cidade até 2017.

A piores, são as 248 que não tem nem um metro de rede para coleta de esgoto. É nesses municípios e na cobertura que ainda falta entre as cidades maiores que reside a imensa maioria dos catarinenses.

Apenas 914 mil catarinenses direcionam seu esgoto para uma rede coletora, seja porque não tem acesso ou porque não fizeram a conexão. Isso representa 14% da população estimada de Santa Catarina para o mesmo ano da coleta das informações pelo Ministério das Cidades.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: