Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 14 de abril de 2015

Alarmante - Duas de cada três pessoas sofrerão com escassez em 2050, diz ONU


Fórum Mundial da Água: 


Segundo relatório divulgado pela FAO durante Fórum Mundial da Água, principal gasto vem de produção agrícola que traz consequências em escala global

A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050, em virtude do uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos, anunciou nesta terça-feira (14/04) a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A declaração aconteceu durante o Fórum Mundial da Água, que teve início na segunda-feira (13/04), na Coreia do Sul.

EFE
O brasileiro Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água alertou para importância da agricultura sustentável

Em relatório intitulado "Para um futuro com segurança hídrica e alimentícia", a FAO alertou que, atualmente, 40% da população mundial sofrem com a falta de água e que a tendência é só aumentar, por conta do alto consumo para produção do setor agrícola. De acordo com este documento, será necessário 60% a mais de alimentos para o planeta até 2050.

A agência das Nações Unidas destaca que há várias zonas do planeta onde é utilizada mais água subterrânea do que a reposição de forma natural suporta. Além disso, sustenta que, em algumas regiões, "a agricultura intensiva, o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano são responsáveis da contaminação das fontes de água".

“Desenvolvendo os enfoques locais e com os investimentos adequados, os líderes mundiais podem assegurar que haverá suficiente volume, qualidade e acesso à água para garantir a segurança alimentar em 2050 e além", declarou Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial de Água, defendendo também que a agricultura deverá focar mais na sustentabilidade do que na rentabilidade imediata.

O Fórum Mundial da Água será realizado até esta sexta-feira (17/04) e deve reunir cerca de 35 mil participantes do setor público e privado. O objetivo do encontro é buscar formas de combater a escassez de água no planeta e seus problemas relacionados, desde a gestão dos recursos hídricos até o aquecimento global.

Fonte: OPERA MUNDI

Nenhum comentário: