Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 15 de abril de 2015

15 carros que mudaram o mundo


Editores da BBC Autos

Das pistas às ruas, estes carros mudaram conceitos e influenciaram a maneira como dirigimos hoje. Confira a seleção feita pela equipe do programa Top Gear, da BBC.

Land Rover Defender – Por chegar a qualquer lugar

Não importa onde ele rode, o Defender sempre se sente em casa. Em uma fazenda, em uma floresta, em uma estrada enlameada. Ele é o equivalente a um par de galochas, que é exatamente o que você deveria calçar quando estiver dirigindo um.

Audi R10 TDI – Por trazer o diesel para as corridas

Quando um alto executivo da Audi ouviu os motores do R10 pela primeira vez, achou que algo estava terrivelmente errado. Mas a máquina era tão silenciosa que o som que ele escutou era de fato o dos pneus batendo na pista. Gostem ou não, desde sua estreia em 2006, apenas carros a diesel ganharam as provas de Le Mans.
Toyota Prius – Por estrear a vida híbrida

É verdade que, tecnicamente, o Honda Insight apareceu primeiro no mercado. Mas ele nunca emplacou como o Prius. Desde o momento em que Cameron Diaz e outras estrelas hollywoodianas foram flagradas por paparazzi a bordo de um destes carros, ele se tornou uma das maneiras mais descoladas de salvar o planeta (mesmo que ele não venha a fazer isso).
Little Tykes Cozy Coupé – Por ser o primeiro carro de tanta gente

Engana-se quem pensa que o carro mais vendido do mundo é um meigo Toyota ou uma imponente picape. O título, na realidade, pertence ao Cozy Coupé, este carrinho de plástico que já introduziu milhões de crianças ao volante – e provavelmente à sua primeira batida.

Thrust SSC – Por ser mais rápido que o som

Ele pode até parecer meio desengonçado do que seu sucessor, o Bloodhound, mas em 1997, o Thurst atingiu a velocidade de 1.228 km/h, tornando-se o primeiro carro a romper a barreira do som. Desde então, ele mantém o recorde, o que diz muito sobre o feito.
Volkswagen Fusca – Por ser o ícone de uma era

Quando Adolf Hitler deu ordens para que Ferdinand Porsche criasse um carro simples e barato para o povo, sua resposta foi o Fusca. Ele colocou milhões de cidadãos comuns nas ruas e inspirou o layout de motor traseiro do 911, desenhado por Porsche anos depois.
Nissan Qashqai – Por inventar a mistura de designs

Houve um tempo mais simples em nossa História em que um sedã era um sedã e um hatchback era um hatchback. Aí nasceu o Qashqai e, de repente, todos os elementos dos carros começaram a se misturar e o cenário automotivo mudou para sempre. Provavelmente para melhor.

Tesla Model S – Por viabilizar os carros elétricos

Antes da chegada do Model S, os donos de carros elétricos tinham que recarregar suas baterias a cada cinco quilômetros, aproximadamente. O que o mundo precisava era de uma máquina capaz de ser ligada na tomada e depois percorrer 400 quilômetros ou mais. O S é essa máquina.
Google StreetView – Por mapear nosso planeta

Da última vez que alguém fez as contas, estes carros já tinham percorrido 8 milhões de quilômetros e recolhido 20 petabytes de imagens. Eles revolucionaram o planejamento de rotas e nos ajudaram a descobrir algumas das melhores estradas do mundo. E olha que alguns tradicionalistas dizem que é impossível superar um velho e bom mapa de papel...
Jeep Cherokee – Por ser o primeiro utilitário de verdade

O conceito de superutilitários existia desde os anos 30, e anos depois surgiu o Ford Bronco. Mas foi em 1984 que o Cherokee se tornou o primeiro carro a realmente combinar com perfeição a resistência dos off-roads, a praticidade dos utilitários e uma importante dose de elegância

Austin Mini – Por ser um pequeno notável

Carros compactos não eram nada quando o Mini foi lançado. Mas até então nenhum tinha tido um design tão esperto – com um motor transversal e comando das rodas dianteiras para maximizar o espaço interno. Nem tinham o carisma dessa pequena joia britânica, capaz até de ganhar o rali de Monte Carlo.
Ford Mustang – Por dar poder ao povo

Nos primeiros seis meses após seu lançamento, o Mustang se tornou o carro vendido mais rapidamente no mundo. Dezoito meses depois, mais de 1 milhão tinham sido produzidos. Isso foi em 1964... e só agora o modelo está aterrissando em outros países.
Lunar Rover – Por pisar na Lua

Este carro mudou o mundo ao partir a bordo de um foguete. Cerca de 400 mil quilômetros depois, ele aterrissou na Lua junto com o Módulo Lunar – em três missões diferentes – e começou a explorar a superfície do astro, ajudando astronautas a percorrer uma distância maior e recolher mais amostras.
Cooper T43 – Por dar forma à moderna F-1

Quando o T43 cruzou a linha de chegada do GP da Argentina de 1958, com Stirling Moss na direção, tornou-se o primeiro carro de motor central a ganhar uma corrida de Fórmula 1. Ele podia até ter uma cara de mosca, mas foi uma inspiração para os carros que temos hoje.
1886 Benz Patent Motorwagen – Por aposentar os cavalos

Ele não passava de uma carruagem com três rodas e uma manivela de controle. Mas tinha um motor de um cilindro, à gasolina, e seu criador, Karl Benz, um dia chegou ao comando de uma montadora de relativo sucesso. Se não fosse sua invenção, não estaríamos nem fazendo esta lista.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: