Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Igreja Católica fecha 40 igrejas em Nova Iorque por falta de fiéis




Não há devotos suficientes para garantir o custeio da
manutenção dos templos

A Igreja Católica dos Estados Unidos fechou 40 igrejas em Nova Iorque por não poder mantê-las em decorrência da cada vez menor frequência de católicos às missas e aos serviços. Algumas das igrejas foram fundidas com outras.

A Igreja norte-americana enfrenta crise há anos, principalmente desde os escândalos de pedofilia cometida por seus sacerdotes. Mesmo assim, fiéis não esperavam que, agora, o cardeal Timothy Dolan fechasse tantos templos de uma só vez, e ainda a dois meses da visita do papa Francisco aos Estados Unidos.

Em carta aos fiéis, Dolan disse que "não se pode mais esperar que o nosso povo vá aparecer".

“[Mas] não podemos mais gastar energia e recursos mantendo estruturas que não estão funcionando".

Como consolo, afirmou que "as pessoas que foram batizadas e criadas como católicas vão morrer católicas”.

De acordo com estatística da universidade católica Georgetown, em 1965 a população de católicos era de um quarto do total, passando em 2014 para um quinto. Havia no país 59 mil padres e agora, 38 mil.

Católicos mais devotos têm a expectativa de que Francisco convença Dolan a não fechar as igrejas, mas o problema não é mantê-las disponíveis, mesmo que vazias, mas ter recursos para sua manutenção, o que não é possível com o número de fiéis em queda livre.

Com informação das agências.

Fonte: PAULOPES

Nenhum comentário: