Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 6 de maio de 2020

Chamado de "lixo", Leonardo Boff ganha processo contra youtuber bolsonarista


Tribunal de Justiça do RJ manteve a sentença contra Bernardo Küster, que terá de dar direito de resposta a Boff

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 06 de Maio de 2020 às 13:23

Antes de acionar a Justiça, o teólogo tentou obter direito de resposta pela via extrajudicial - Joka Madruga / APT


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a sentença anunciada, em dezembro de 2019, de que o youtuber bolsonarista, Bernardo Küster, deve pagar uma indenização de R$ 20 mil e dar direito de resposta ao teólogo, escritor e humanista, Leonardo Boff.  

O youtuber, que se intitula jornalista, havia recorrido ao perder um processo por insinuar, em vídeo, que Boff teria desviado recursos públicos no valor de R$ 13 milhões. Na publicação também há ofensas de "pilantra", "vigarista trombadinha", "abusador e explorador de incapazes", "lixo", "vagabundo nojento", e clamor pela prisão do autor, que "deveria estar fazendo companhia a Lula na cadeia", "deveria estar preso ao lado do seu deus de nove dedos".

Na sentença, o juiz Marcelo da Costa ressalta que o próprio réu, ao ser questionado em juízo, afirmou “eu não tenho prova nenhuma", o que fere a proteção prevista no Código Civil, em seu artigo 17: "O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória".

O magistrado também destacou em sua decisão “a incitação ao ódio, caracterizada pelos comentários deixados pelos internautas”, e que Küster excedeu o direito à liberdade de expressão, ao debate e aos questionamentos próprios do Estado Democrático de Direito.

O advogado do Leonardo Boff, João Tancredo, aponta que, antes do processo, o direito de resposta foi pedido extrajudicialmente, mas foi ignorado pelo youtuber bolsonarista. 

Küster, que chegou a publicar outros vídeos desdenhando do processo, ainda não cumpriu as determinações da sentença, seja a respeito ao direito de resposta, inclusão do processo na legenda do vídeo, ou a multa.

Nenhum comentário: