Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 31 de maio de 2020

USA: Enfurecido, povo incendeia delegacia policial responsável pela morte de George Floyd




MARCELO FERNANDES 29 MAIO 2020



Milhares de massas, com ódio da opressão a que são submetidas, invadiram e incendiaram a delegacia policial, no dia 28/05, onde trabalhavam os policiais que participaram da execução de George Floyd, homem negro morto sob tortura de asfixia. Dentre dezenas de estabelecimentos comerciais e prédios públicos, a delegacia foi também tomada pelo incêndio.

Apesar dos protestos altamente massivos e violentos, a imprensa monopolista ianque, e consequentemente suas sucursais em todos os países, estão ocultando os fatos ou filtrando sua difusão. Por exemplo, omitindo detalhes ou fatos concretos que ocorrem nos protestos.


Prédio em chamas nos USA. Foto: Banco de Dados AND

PROTESTOS EM TODO O PAÍS

Centenas de manifestantes saíram às ruas em protesto contra a morte de George Floyd em Los Angeles, Califórnia e em Memphis, Tennessee, no dia 27 de maio. Em Los Angeles, demonstrando a revolta popular e a vontade de combater contra o sistema de opressão e exploração, os manifestantes enfrentaram a polícia, e uma bandeira do USA foi queimada.


Em Los Angeles, o protesto começou durante a tarde na avenida 101 Freeway. Quando uma viatura chegou ao local para reprimir a manifestação, manifestantes a cercaram, quebrando o vidro traseiro do veículo. Pouco depois, uma segunda viatura apareceu, também sendo alvo da ira das massas, e teve o mesmo destino. Por volta do final da tarde, os manifestantes começaram a ir em direção ao centro da cidade.

Já no centro da cidade, uma bandeira ianque fora queimada, sob aplausos e celebrações do povo presente. Também, a placa frontal da sede do Departamento de Polícia de Los Angeles fora pichada, denunciando a polícia genocida ianque.

Durante a noite, um reacionário foi contra a manifestação com o seu carro, atropelando um manifestante e fugindo do local. O protesto durou por diversas horas.


Manifestantes cercam viatura. Fonte: H.W. Chiu


Massas queimam bandeira ianque em revolta ao assassinato de George Floyd. Fonte: FOXLA.

Já em Memphis, no início da noite, manifestantes bloquearam a avenida Union, em frente ao Departamento de Polícia de Memphis. Os manifestantes gritavam palavras de ordem em referência ao assassinato de George Floyd.

Agentes da repressão usaram spray de pimenta, além de prenderem três manifestantes sob acusação de obstrução da avenida.

CRUELDADE COM QUE GEORGE FOI ASSASSINADO LEVANTOU AS MASSAS EM TODO PAÍS

George Floyd, homem negro de 46 anos, foi morto asfixiado durante uma abordagem em Minneapolis, estado de Minnesota. O policial que o abordou pressionou o joelho, com todo o peso do seu corpo, sobre o pescoço e garganta do homem, enquanto fazia provocações e posava com sua arrogância, com as mãos no bolso. George chegou a implorar pela vida e afirmar que não conseguia respirar. Nada que tenha comovido o criminoso uniformizado. Toda a abordagem até a morte de George foi filmada, viralizando na internet, e causando profunda revolta nas massas estadunidenses.


Manifestantes tomam as ruas de Memphis, na imagem, cartazes dizem: “Digam o nome dele: George Floyd” e “Sou a próxima?”. Fonte: CNN, Joe Rondone, via https://anovademocracia.com.br/noticias/13537-usa-enfurecido-povo-incendeia-delegacia-policial-responsavel-pela-morte-de-george-floyd

Nenhum comentário: