Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 6 de maio de 2020

Juiz rejeita ação por segurança dos trabalhadores na fábrica de suínos de Smithfield



O juiz observou que, como o presidente emitiu uma ordem executiva sobre as fábricas de empacotamento de carne, cabe ao poder executivo monitorar a segurança, não os tribunais.
Um funcionário lida com os lados da carne de porco em um transportador em uma instalação de processamento de carne de porco da Smithfield Foods Inc. em Milão, Missouri, em 12 de abril de 2017. A Smithfield Foods é uma das cinco plantas de processamento envolvidas no programa piloto. Daniel Acker / Bloomberg via Getty Images

6 de maio de 2020, 12:34 -03
Por Reuters

Um juiz federal negou provimento ao processo de um grupo de defesa dos trabalhadores acusando a Smithfield Foods Inc. , o maior processador de suínos do mundo, de não proteger adequadamente os funcionários do novo coronavírus em uma fábrica no Missouri.

Smithfield já está tomando muitas das medidas exigidas pela Aliança dos Trabalhadores da Comunidade Rural, incluindo a triagem dos trabalhadores da linha de produção quanto a sintomas e a instalação de barreiras entre eles, disse o juiz distrital Greg Kays em Kansas City, Missouri, em sua decisão na terça-feira.

Kays também disse que, sob a ordem executiva do presidente Donald Trump, em abril, exigindo que as frigoríficas permanecessem abertas durante a pandemia, o governo federal e não os tribunais eram responsáveis ​​pela supervisão das condições de trabalho.

A Smithfield, sediada na Virgínia, de propriedade do WH Group Ltd da China, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

David Muraskin, advogado do grupo de defesa, disse na quarta-feira que a decisão foi decepcionante, mas que o processo levou Smithfield a fazer mudanças em resposta às preocupações dos trabalhadores.

"Desejamos que Smithfield faça mais, mas a decisão mostra que os trabalhadores podem organizar e mover empresas para fazer mudanças, e esse é um desenvolvimento realmente importante", disse Muraskin.
No processo movido no mês passado, a RCWA acusou Smithfield de criar um "incômodo público" ao não proteger os trabalhadores da fábrica de Milão, Missouri, e colocar em risco a comunidade ao redor.
Smithfield respondeu que havia implementado as proteções recomendadas pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional e outras agências.

A empresa disse que o processo deve ser julgado improcedente porque a OSHA já está conduzindo uma investigação sobre a fábrica de Milão, e as agências governamentais estão continuamente mudando suas orientações para o setor.

Kays concordou em sua decisão na terça-feira.

"Nessas circunstâncias, onde as diretrizes estão evoluindo rapidamente, é crucial manter uma fonte uniforme de orientação e aplicação", escreveu o juiz.

Smithfield fechou outras fábricas de processamento de suínos em Missouri, Wisconsin e Dakota do Sul após surtos de casos de coronavírus entre trabalhadores. Empresas como a Tyson Foods, Cargill e National Beef Packing Co. também fecharam as fábricas de carne dos EUA durante a pandemia.

Na semana passada, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disseram que cerca de 4.200 trabalhadores de carnes e aves contrataram o novo coronavírus e 20 morreram

Nenhum comentário: