Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 6 de maio de 2020

Vêm alguma semelhança? - Os liliputianos, de SWIFT, também consideravam a terra plana

(...) algumas pessoas que se encontravam pelas ruas, apesar das claras ordens expressas a toda a gente, para que se fechasse em casa, enquanto eu andasse de passeio.
Trecho de  Viagens de Gulliver, de autoria de  JONATHAN SWIFT.

Também da obra sob comento:  (...) o ódio dos dois partidos (...) estão em tal grau, que não comem, não bebem juntos, nem se falam. 

Ainda da mesma obra: É bem certo que os mais relevantes serviços prestados aos soberanos são depressa esquecidos, quando seguidos de uma recusa em os auxiliar cegamente em suas paixões! 

Eu diria que não somente são esquecidos os serviços, como  os "soberanos" tendem a estigmatizar - chamando de traidor, judas, por exemplo - aquele que os serviram.

Entre os liliputianos, a ingratidão era considerada um crime enorme e todo indivíduo que se tornasse ingrato para com o seu "benfeitor", devia ser considerado, necessariamente, inimigo de todos os homens.

Detalhe: os liliputianos também julgavam a terra plana. Não é muito grande a coincidência? 

Ah!!! Entre os liliputianos, em razão do fundamentalismo religioso que impregnava o sistema, aquele que não acreditasse na Providência Divina era considerado incapaz de exercer qualquer cargo público. 

Nenhum comentário: