Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 19 de maio de 2020

CIDADES DO MATO GROSSO DO SUL PROÍBEM CONSUMO DE TERERÉ APÓS MORTES POR CORONAVÍRUS


Bebida típica da região, que costuma ser degustada coletivamente, em rodas, estaria contrabuindo para disseminação da doença, segundo prefeitos e secretários de saúde de cinco municípios

Alfredo Mergulhão
19/05/2020 - 06:31 / Atualizado em 19/05/2020 - 09:54Bebida está na rotina dos mato-grossenses Foto: Reprodução


Patrimônio imaterial e cultural do Mato Grosso do Sul, o tereré foi proibido em cinco municípios do estado para evitar a propagação do coronavírus. A bebida típica costuma ser consumida coletivamente, em rodas, nas quais as pessoas compartilham a mesma cuia. A medida foi tomada após os casos de Covid-19 terem disparado em Guia Lopes da Laguna. A Prefeitura municipal atribuiu o aumento ao uso do tereré.

O crescimento da circulação do vírus em Guia Lopes da Laguna fez as prefeituras de Bonito, Juti, Laguna Carapã, Amambai e Brasilândia decretarem a proibição da bebida. Neste último município, o consumo contribuiu para a morte de duas pessoas da mesma família, ambas contaminadas após participarem de uma festa na qual houve roda tereré.

O avanço da pandemia em Guia Lopes da Laguna ganhou força no dia 8 de maio, quando os casos confirmados passaram de 12 para 21. Neste domingo (17), o número de pessoas que testaram positivo chegou a 95 e o município já possui a mais alta taxa de incidência no Mato Grosso do Sul, com 990 casos para cada 100 mil habitantes. Não há mortes por Covid-19 em Guia Lopes.O apelo feito pelo prefeito Jair Scapini (PSDB), de Guia Lopes da Laguna Foto: Reprodução



"O que está acontecendo em Guia Lopes é que o tereré está trazendo toda essa pandemia para nós", disse o prefeito do município, Jair Scapini (PSDB), em uma live no Facebook. Em suas redes sociais, o prefeito tem publicado postagens nas quais pede para as pessoas não beberem o tereré.

O secretário de Saúde de Guia Lopes, Marcelo Gonçalves, afirmou na mesma live que os primeiros casos no município ocorreram em um frigorífico local. Mas a investigação feita pelas autoridades de saúde apontou o compartilhamento de cuias de tereré como a causa da propagação do vírus.

"Na investigação que fizemos, a maioria dos funcionários que se contaminaram foi através do tereré. Eles tomaram com alguém que estava com o vírus. Então a recomendação minha, e do Ministério da Saúde, é que você não utilize o tereré com outras pessoas. Claro que isso é um hábito cultural nosso, então você cuide do seu tereré. Não divida com outras pessoas nesse momento, porque ele está sendo a fonte de contaminação de outras pessoas”, disse o secretário.

Para conter o coronavírus, a Prefeitura de Guia Lopes publicou um decreto que restringe a circulação de pessoas a determinados dias da semana, conforme o mês de nascimento delas, o fechamento da rodoviária e o estacionamento de carros em áreas de lazer ou de comércio não essencial. Não há qualquer referência ao tereré no documento.

Dono de um ervateria em Guia Lopes, o comerciante André Aparecido Barbosa teve de manter a sua loja fechada por 10 dias. O estabelecimento especializado em erva mate e cuias de tereré voltou a funcionar nesta segunda-feira (18), mas com restrições.

"Passei dez dias com o comércio fechado e agora as vendas são feitas só pela grade, com o vendedor de dentro da loja. Vamos ver como vai ser, parece que as pessoas realmente reduziram o consumo de tereré após o aumento de casos de coronavírus", afirmou o microepresário.

A aposentada Diva Aparecida Costa e Silva, de 68 anos, moradora de Brasilândia: tereré é tradição no município Foto: Divulgação

Em Brasilândia, a doença se espalhou após um adolescente de 18 anos diagnosticado com Covid-19 ter furado a quarentena e ido para uma festa de família, no dia 1º de maio. Na ocasião, as pessoas fizeram uma roda de tereré. O resultado foi a morte da avó e um tio do jovem, ambos infectados pelo coronavírus.

"Dos 15 casos confirmados que temos, 13 são dessa mesma família ou de pessoas ligadas a elas, como colegas de trabalho que tiveram contato. Esse rapaz também fez rodas de tereré com amigos na cidade. Uns dias depois começamos a receber adolescentes desesperados porque participaram dessas roda", afirmou a secretária de Saúde de Brasilândia, Adeliza Maria Santos Abrami.

Ainda assim, acrescenta a secretária, as pessoas continuam a fazer rodas de tereré pela cidade. Abrami relata que as denúncias são constantes, ë que equipes de segurança pública e da vigilância sanitária são enviadas aos locais de uso mas os moradores insistem em manter o hábito. A recomendação é de que a cuia não seja compartilhada nem mesmo em casa, entre a família.Homens usam máscara ao caminhar pelas ruas de Bonito: cidade registra 14 casos de coronavírus Foto: Divulgação


Com 14 casos de Covid-19 confirmados e nenhum morto, a Prefeitura de Bonito proibiu as rodas de tereré no município. O decreto entrou em vigor na última segunda-feira (11) e prevê multa de R$ 10 mil para quem insistir em formar se juntar para consumir a bebida.

"O tereré é uma maneira das pessoas se agruparem. É uma bomba que passa de mão em mão e não resta dúvida que esse é um caminho certo para propagação do vírus. Eu acho que a situação em Bonito está sob controle. A proibição é para prevenir qualquer avanço da doença", disse o prefeito de Bonito, Odilson Arruda Soares (PSDB).

Amambai tem quatro contaminadas pelo coronavírus e a Prefeitura decretou a proibição do consumo do tereré de forma coletiva no dia 11 de maio. Quatro dias depois, foi a vez da proibição ser decretada em Laguna Carapã e Juti, ambos sem casos confirmados de Covid-19.

Nenhum comentário: