Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 13 de maio de 2020

O DR. BONFIM E UMA PREVISÃO SINISTRA

 Por muito simpáticos que nos sejam os Estados Unidos – nação cujo desenvolvimento e progresso todos os povos americanos vêem com prazer e orgulho – por muito grandes que sejam estes sentimentos de estima, não há país da América Latina que não repila a idéia de abdicar da sua soberania, absorvido pela proteção norte-americana.
À parte mesmo os naturais preconceitos patrióticos, há o fato incontestável de que essa absorção não se pode fazer sem prejuízo e dano para o nosso progresso, sem grandes perturbações em nosso desenvolvimento social. 
Refiro-me à condição das sociedades que ora existem na América do Sul: piorarão de sorte, sofrerão mais ainda, se um dia os Estados Unidos tiverem de intervir na sua vida política. 
Há, talvez, quem tenha ilusões a este respeito, e, por isso, penso 
que vale a pena discutir mais longamente esta hipótese.

MANUEL BONFIM - A américa Latina: males de origem. 

Nenhum comentário: