Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 16 de junho de 2020

É a segunda onda do COVID-19 nos EUA? Ou ainda estamos no primeiro?



"Ainda temos uma grande poça lá", disse um especialista.

Pessoas na praia de Huntington Beach, Califórnia, no domingo, 14 de junho de 2020, em meio à pandemia de coronavírus.Apu Gomes / AFP - Getty Images



16 de junho de 2020 às 05:39 -03
Por Erika Edwards


Por várias semanas em maio, parecia que o coronavírus finalmente estava diminuindo: as contagens nacionais de casos, que subiram astronomicamente no início da primavera, haviam se estabilizado. Os Estados haviam iniciado o processo de reabertura.


Agora, os casos estão voltando a aumentar , provocando temores de que uma segunda onda tenha atingido os EUA.




A NBC News alcançou vários especialistas que estudam padrões de doenças. Todos concordaram: Não, essa não é uma segunda onda.


Uma segunda onda do coronavírus sugere que a primeira onda chegou e se foi. Isso não aconteceu.


"Nunca conseguimos sair da primeira onda", disse o Dr. David Weber, diretor médico de epidemiologia hospitalar do Centro Médico da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.



Weber comparou as ondas de doenças infecciosas às ondas do oceano. "Quando você está a 10 pés de altura na praia e a onda bate em você, ela recua todo o caminho de volta", disse ele. "Agora você está em terra firme, sem poça embaixo."



Mas com o COVID-19, ele disse, "ainda temos uma grande poça lá".










A palavra "onda" vem da curva usada para visualizar o número de pessoas infectadas durante um surto. Se mais pessoas adoecem todos os dias, a curva aumenta. Se menos pessoas adoecem todos os dias, a curva diminui.

" Achatar a curva " - ou seja, interromper o aumento do número de novos casos diários e fazer com que ela se estabilize, mas não necessariamente diminua - é importante porque oferece aos sistemas de saúde a chance de distribuir recursos para que não ficar sobrecarregado. É aí que os EUA estão em geral - no topo de um platô de novos casos diários - quando as empresas começam a reabrir.




"Uma segunda onda implica que a primeira onda desapareceu e reapareceu", disse Loren Lipworth, epidemiologista do Vanderbilt University Medical Center. "Eu não acho que é o que estamos vendo aqui nos EUA"



Em vez disso, os EUA parecem estar passando por uma cadeia constante de picos menores . Lipworth se referiu a eles como "ondas de infecção" em vez de uma grande onda que chegou e se foi.



Embora os casos tenham diminuído significativamente nos estados mais atingidos, Nova York e Nova Jersey, eles estão aumentando em estados como Arkansas, Arizona e Carolina do Sul.



Esses estados "não tiveram muita atividade de doenças no início da pandemia, mas agora estão vendo um aumento", disse Caitlin Rivers, epidemiologista do Johns Hopkins Center for Health Security. Em outras palavras, suas primeiras ondas estão apenas começando.



Faça o download do aplicativo NBC News para obter uma cobertura completa do surto de coronavírus
Recomendado




Outra maneira de considerar se uma área passou pela primeira onda de uma doença infecciosa é observar os níveis de disseminação da comunidade ou a transmissão do vírus que não pode ser rastreada até uma fonte.



Somente quando as áreas podem passar de uma a duas semanas sem a disseminação da comunidade, disse Weber, elas se qualificam como tendo passado na primeira onda. De fato, a disseminação da comunidade ainda está ocorrendo em grande parte do país.




É possível que o atual platô permaneça no mesmo curso durante o verão, sem diminuir significativamente, e aumente ainda mais neste outono, à medida que as escolas reabrem e a temporada anual de gripe começa. Isso não é necessariamente uma "segunda onda", mas um aumento ainda maior no topo da atual série de cristas menores.



"Existe a possibilidade de vermos um ressurgimento no outono", disse Rivers. "Mas há muitas perguntas em aberto, porque nunca vimos esse vírus antes".



Os cientistas podem basear previsões apenas em pandemias passadas, como a pandemia de influenza de 1918 .



A primeira onda dessa infecção foi em julho, quando os vírus da gripe geralmente não transmitem bem por causa das temperaturas mais altas e porque as pessoas geralmente passam mais tempo ao ar livre.



Essa onda diminuiu em grande parte durante agosto e setembro, mas os casos aumentaram significativamente em outubro e novembro de 1918 em uma segunda onda. O retorno da doença foi atribuído em grande parte às autoridades menosprezarem a importância do vírus e permitirem que grandes reuniões públicas continuassem, principalmente na Filadélfia.



Como resultado, 12.000 pessoas morreram na Filadélfia. Por outro lado, o distanciamento social imediato em St. Louis resultou em apenas 1.700 mortes.



De fato, o potencial para um aumento maior do COVID-19 também dependerá das ações das pessoas. Ao contrário do oceano real, existem maneiras de retardar as ondas do vírus ou pelo menos minimizar seus riscos.



"Se as pessoas se tornarem menos compatíveis com distância física e máscaras", disse Weber, "veremos mais casos".

Siga a NBC HEALTH no Twitter e no Facebook .

Fonte: https://www.nbcnews.com/health/health-news/second-wave-covid-19-u-s-or-are-we-still-n1231087

Nenhum comentário: