Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 10 de junho de 2020

DAS MINHAS LEITURAS E CONHECIMENTO PRÓPRIO




Estou organizando um glossário geoambiental, onde reúno verbetes com conteúdos assim, fruto das minhas leituras, também. Amostragem: 



PISADO (Ver MATADURA, PISADURA)

- GUIMARÃES ROSA - Sagarana/O burrinho pedrês:
— Arreia este burro também, Francolim!
— Sim senhor, seu Major. Só que o burrinho está pisado, e quase que não enxerga mais...


PISADURAS (Ver MATADURA, PISADO)
- TARCÍSIO DELLA JUSTINA – Serranos (...) – Editora Insular – Fpolis-SC/2002, p. 32: “(...) levaram os animais para o arroio, dando de beber (*) a todos e levando um pouco de suor do lombo dos animais, par evitar pisaduras".
Tais pisaduras decorriam do peso apoiado no lombo dos animais de carga (muitas vezes mal lavados e com o pelo cheio de terra, que funcionava como abrasivo), com o atrito do equipamento promovendo a perda do pelo e do couro, chegando a aparecer a carne viva e sangrenta. Um sofrimento enorme para os pobres animais.
-=-=-=
(*) Usava-se o verbo ABREVAR para o ato de dar água aos bichos domésticos
.


- GUIMARÃES ROSA - Sagarana/O burrinho pedrês: (...) uma trinca de pisaduras lhe enfeitava o lombo (...)

PITANGUEIRA 


- A pitanga (do tupi pitang, vermelho, segundo Boiteux, obra citada, p. 88), fruto da pitangueira, presença constante em nossa flora.



- IVAN PEDRO DE MARTINS – Fronteira do Agreste – Edit. Movimento/P. Alegre-RS/1981, pág. 82: “(...) conhecia as ervas do campo, sabia que cozimento de pitangueira com marmelo, ou qualquer dos dois, faz parar a diarreia”.


PITIÚ

- m. Bras. do N. Cheiro peculiar ao peixe; mau cheiro. (Tupi pitiú) – C. FIGUEIREDO


PIUCA (Ver FOGO, INCÊNDIO FLORESTAL, QUEIMADA, RESCALDO, VELHA PRAGA)

- Toco semicarbonizado.

- Enquanto caem do céu pingos homeopáticos, medidos a conta-gotas, o fogo, amortecido mas não dominado, amoita-se insidioso nas piúcas, a fumegar imperceptivelmente, pronto para rebentar em chamas mal se limpe o céu e o sol lhe dê a mão. - MONTEIRO LOBATO - Velha praga.

PIUGOS

- Paredes feitas de pedra miuda, e em sosso (?) - VITERBO - Elucidário...

PIUN

- Inseto da Amazônia, que acomete o ser humano de modo extremamente incômodo, seguidamente referido como insuportável, pelo viajante FRANCISCO XAVIER RIBEIRO DE SAMPAIO - Diário da viagem.../Lisboa/1825. 

PIUVA (Ver AIPÉ, IPÊ)

- f. Bras. O mesmo que ipé. – C. FIGUEIREDO

Nenhum comentário: