Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 16 de junho de 2020

Manifestantes gritam ‘judeus sujos’ na manifestação de Paris contra o racismo policial


15 de junho de 2020
FacebookTwitterLinkedIn


A polícia de Paris está investigando depois que vários participantes foram ouvidos gritando “judeus sujos” em uma manifestação em Paris focada em Adama Traore, um homem negro que morreu sob custódia policial em 2016.

Os cânticos eclodiram na Praça da República no sábado, durante o comício “Justiça por Adama”, parte de um movimento internacional de protesto contra a violência policial que se desenrolou nas últimas semanas.

Depois que os contra-manifestantes exibiram uma faixa que dizia “Justiça para vítimas de crimes anti-brancos”, vários membros da multidão começaram a gritar sobre judeus, em um episódio capturado em vídeo. O departamento de polícia de Paris disse em um tuíte que havia denunciado os comentários antissemitas ao judiciário francês.

Os cânticos sobre judeus em Paris “são um insulto à República, mas também à causa que os manifestantes pretendem promover”, escreveu Francis Kalifat, presidente do CRIF, um grupo que representa comunidades e organizações judaicas francesas, em comunicado no domingo.

A morte de Traore sob custódia policial há quatro anos provocou anos de protesto contra o racismo e a brutalidade da polícia. Várias perícias apuraram que os três policiais não tiveram responsabilidade, com uma exoneração final em 29 de maio. Isso foi apenas alguns dias depois que George Floyd foi morto sob custódia da polícia em Minneapolis, iniciando protestos nos Estados Unidos e revigorando os protestos na França pelo caso de Traore.

Entre as personalidades mais conhecidas envolvidas nos protestos em andamento de Traore estava Jean-Luc Melenchon, um político de extrema esquerda que o CRIF e outros acusaram frequentemente de antissemitismo. Ele disse à mídia francesa que não ouviu os cânticos sobre judeus, que foram documentados nas redes sociais.

Nenhum comentário: