Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 22 de junho de 2020

UM DESGOVERNO CABULOSO - Bolsonaro já adotou 13 medidas para reduzir transparência no setor público




O governo de Jair Bolsonaro já tentou duas vezes mudar a Lei de Acesso à Informação, a fim de esconder informações da opinião pública, além de tentar maquiar dados sobre a pandemia do coronavírus

22 de junho de 2020, 04:36 h Atualizado em 22 de junho de 2020, 06:41

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)


247 - Jair Bolsonaro já tomou 13 medidas para dificultar o acesso a informações. O governo federal tentou mudar duas vezes a Lei de Acesso à Informação, esconder pesquisas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sobre medicamentos e tirar os dados da violência policial do anuário sobre direitos humanos. Na pandemia, Bolsonaro tenta maquiar informações sobretudo sobre o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e de mortes. 


Até a noite deste domingo (21), o número de infectados chegou a 1.086.990 pessoas, com 50.659 mortos, segundo levantamento feito por consórcio de veículos de imprensa. 

Em pleno auge da pandemia, o Ministério da Saúde passou a atrasar a divulgação dos dados da doença. Bolsonaro explicitou que o objetivo era impedir a divulgação dos números no considerado horário nobre da televisão. "Acabou matéria do Jornal Nacional [da TV Globo]", disse. 

O governo também tentou mudar a metodologia de cálculo dos dados sobre a Covid-19 sem os números acumulados de casos e mortes, apenas com atualizações diárias. Mas foi obrigado a voltar atrás devido à reação política da sociedade. 

O governo federal está atrás de estados brasileiros na transparência dos dados públicos, informa reportagem da Folha de S.Paulo.

A reportagem destaca que essa falta de transparência é visível desde o início do governo., com tentativas de alterar a Lei de Acesso à Informação. 




Nenhum comentário: