Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 22 de junho de 2020

Nova York - O prefeito Bill de Blasio disse que "foi a decisão certa e o momento certo para remover esta estátua problemática".


Uma estátua do Presidente Theodore Roosevelt em um cavalo com uma pessoa indígena andando ao lado dele à direita e um africano à esquerda perto da entrada do Museu de História Natural de Nova York.Mpi43 / mpi43 / MediaPunch / MediaPunch / IPx

22 de junho de 2020, 01:46 -03
Por Tim Stelloh


O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse no domingo que apoia a remoção de uma estátua do presidente Theodore Roosevelt que há muito tempo é considerada um símbolo do racismo.

"O Museu Americano de História Natural pediu para remover a estátua de Theodore Roosevelt, porque descreve explicitamente negros e indígenas como subjugados e racialmente inferiores", disse ele em comunicado.


De Blasio disse que era "a decisão certa e o momento certo para remover esta estátua problemática".




O museu disse que remover a estátua de bronze de 80 anos, que fica em um parque público em frente ao museu e retrata Roosevelt a cavalo com figuras nativas americanas e africanas de ambos os lados, serviria como "um símbolo do progresso".

"A estátua tem sido controversa por causa da composição hierárquica que coloca uma figura a cavalo e as outras caminhando ao lado, e muitos de nós encontram suas representações das figuras dos nativos americanos e africanos e sua colocação no monumento racista", disse o museu. .

Ele disse que seu pedido foi motivado pela morte de George Floyd em 25 de maio e pelas manifestações que protestavam contra o racismo que se seguiram.

Manifestantes em todo o país derrubaram - ou tentaram derrubar - estátuas representando líderes confederados , conquistadores e outros "símbolos prejudiciais" do racismo, disse o museu.

O presidente Donald Trump twittou na segunda-feira que era contra a remoção da estátua.

"Ridículo, não faça isso!" Trump escreveu.

Nenhum comentário: