Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 21 de junho de 2020

Um morto, 11 feridos em tiroteio em Minneapolis


NOTÍCIAS DOS EUA


Um veículo da polícia do lado de fora do Uptown Theatre, onde várias pessoas foram baleadas, uma fatalmente, em Minneapolis em 21 de junho de 2020.Doug Glass / AP



21 de junho de 2020, 11:10 -03
Por Austin Mullen e Associated Press


Uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas em um tiroteio no sudoeste de Minneapolis, confirmou a polícia no domingo.


O incidente ocorreu por volta das 12h37, horário local, no quarteirão 2900 da Avenida Hennepin, informou o Departamento de Polícia de Minneapolis.




De acordo com a investigação preliminar, "indivíduos a pé" começaram a atirar na área, causando a dispersão das pessoas.



Doze pessoas com ferimentos a bala foram levadas para o hospital, onde um homem morreu e outras 11 estavam determinadas a ter ferimentos que não ameaçam a vida.



Até o momento não houve prisões.



A identidade do falecido e a causa da morte serão divulgadas pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin nos próximos dias, informou a polícia.



Um tweet inicial da polícia de Minneapolis aconselhou o público a evitar a área.



O endereço fornecido corresponde a um distrito comercial, próximo ao Landmark's Uptown Theatre e a vários bares e restaurantes. Minnesota começou a permitir a reabertura de bares e restaurantes com serviços limitados em 1º de junho, após seis semanas de fechamento por causa da pandemia de coronavírus .



A polícia disse acreditar que havia mais de um atirador. Ninguém estava sob custódia e a polícia não disse o que pode ter causado o tiroteio. Todos os feridos eram adultos.



Em um vídeo postado no Facebook que mostrava as conseqüências imediatas, gritos podiam ser ouvidos quando pequenas multidões se reuniam, com algumas agachadas sobre pessoas deitadas na calçada antes que policiais de bicicleta aparecessem para atendê-las.

Fred Hwang, gerente da Hoban Korean BBQ, disse que estava trabalhando na porta da frente quando ouviu tiros da calçada em algumas vitrines. Hwang descreveu ouvir "muitos tiros" e disse que pareciam ser grupos de pessoas atirando umas nas outras.



"As pessoas estavam tentando entrar correndo no restaurante por segurança", disse ele. “Foi uma experiência muito assustadora. ... Temos buracos de bala dentro do nosso restaurante, como nas paredes e outras coisas. Todo o vidro da frente estava quebrado e quebrado. Então, assim como as pessoas entrando em pânico e correndo por aí, quebrando isso ou aquilo, foi muito caótico. ”



Do outro lado da rua onde o tiroteio começou, em uma loja compartilhada pelo Uptown Theatre e por uma loja de sapatos, um policial no domingo observou uma janela e uma porta quebradas e um buraco de bala podia ser visto na loja.



A área de Uptown fica a cerca de 5 km a oeste da área comercial de Minneapolis e do bairro atingido por tumultos após a morte de George Floyd em 25 de maio, depois de ser preso pela polícia de Minneapolis. Parte da violência daquele período chegou até Uptown, e muitas fachadas de lojas ainda estão protegidas por madeira compensada.



A morte de Floyd desencadeou uma ação para revisar o Departamento de Polícia de Minneapolis, com a maioria dos membros do Conselho da Cidade comprometendo-se a desmantelar um departamento que muitos ativistas da comunidade chamaram de brutal e racista. Isso provocou uma reação dos oponentes que questionam como os moradores serão protegidos contra crimes violentos. Mesmo os defensores mais agressivos da mudança reconheceram que faltam muitos meses e eles não têm certeza de como será.



Hwang criticou o tempo de resposta da polícia, estimando que os policiais levaram mais de 30 minutos para chegar. No entanto, o porta-voz da polícia John Elder disse à Associated Press que a polícia convergiu para a área dentro de três minutos de uma ligação às 12:38 da manhã, feita por policiais afirmando que haviam ouvido tiros na área.



"Algo precisa ser feito para nos proteger", disse Hwang. “Normalmente, nos bares da noite de sábado, todos temos policiais de folga, como segurança extra estacionada em frente aos nossos negócios. Mas ninguém tem isso agora, porque a polícia é uma responsabilidade para nós.


A polícia respondeu a pelo menos dois outros tiroteios no sul de Minneapolis na hora anterior à erupção da violência na cidade. O Star Tribune informou que alguém era um homem que pode ter se matado perto do local onde Floyd morreu. Outro foi um tiro duplo não fatal. Elder disse ao jornal que multidões furiosas em ambas as cenas impediram os policiais.

Nenhum comentário: