Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 17 de março de 2010

Pedofilia religiosa

Vaticano investiga pedofilia no Brasil

Jornal do Brasil

VATICANO - O Vaticano reconheceu terça-feira a existência de denúncias de abuso sexual de menores no Brasil, admitindo que três sacerdotes brasileiros são suspeitos de molestar os jovens, sendo investigados pelas autoridades e pela Igreja.

– Eram padres – afirmou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, ao se referir às informações divulgadas no programa de televisão do SBT Conexão Repórter, no qual vários coroinhas relatam casos de abusos por parte de “dois monsenhores e um sacerdote”.

O porta-voz do Vaticano reconheceu que dois dos três religiosos citados possuíam o título honorífico de monsenhor, embora fossem simples padres.

– Foi confirmado que nenhum dos três envolvidos era bispo. Um deles foi afastado da paróquia e será julgado pela Justiça – disse Lombardi. – Os outros dois foram suspensos de suas tarefas eclesiásticas e estão sendo submetidos a um processo canônico por suspeita de pedofilia, mas até agora negam tudo.

Na semana passada, o programa de TV mostrou imagens feitas com uma câmera escondida, em que o padre Luiz Marques Barbosa, de 82 anos aparece, supostamente, praticando sexo oral com um jovem em Alagoas.

Após o ato, registrado nas imagens, o padre aparece olhando para a câmera e perguntando:

– Quem está aí? Quem é?.

A reportagem do Conexão Repórter também exibiu declarações de três ex-coroinhas denunciando ter sofrido abusos por parte de párocos.

– Ele (padre Marques) começou a me tocar, a me beijar, tentando me beijar na boca; eu me virava, mas ele insistia – contou um jovem identificado como Fabiano.

O jovem, hoje com 20 anos, disse o número de ocasiões em que foi obrigado a manter relações sexuais com o sacerdote desde que se tornou coroinha, aos 12 anos, é “incontável”.

O programa procurou o padre Marques para falar sobre o assunto. Perguntado se conhecia algum caso de pedofilia na região em que vive, respondeu:

– Ah, não sei.

Questionado se alguma vez abusou de algum coroinha, como alegam os denunciantes, Marques respondeu:

– Não posso te dizer isso. Só ao meu confessor posso contar um pecado meu.

O pároco interrompeu repentinamente a entrevista, sem negar ou confirmar a denúncia, pedindo ao repórter que saísse de sua casa, como exibido no programa.

As imagens, sem cortes, nas quais o padre aparece, supostamente, mantendo relações com Fabiano, foram gravadas em janeiro de 2009, e são atualmente vendidas nas ruas de Arapiraca, a 120 km da capital de Alagoas, Maceió, segundo o site Alagoas 24 horas.

De acordo com a imprensa alagoana, o bispo Valério Brêda resolveu afastar de suas atividades eclesiásticas os padres Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes, depois da divulgação das denúncias.

Este caso se soma a uma série de denúncias de pedofilia na Igreja, o mais recente deles registrado terça-feira, no Chile, onde o religioso espanhol foi preso por posse de pornografia infantil.

22:03 - 16/03/2010


Nenhum comentário: