Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 15 de dezembro de 2012

Afegã grava conversa em que juiz pede suborno e casamento forçado


Atualizado em 13 de dezembro, 2012 - 18:13 (Brasília) 20:13 GMT

Uma jovem afegã gravou um juiz de seu país exigindo dinheiro e casamento em troca de ajudá-la a obter seu divórcio.

Dewa, de 22 anos, havia obtido o consentimento de seu marido para o divórcio, mas, ao levar seu caso para um juiz de Jalalabad (leste), ouviu dele que ela teria que pagar-lhe US$ 2 mil.

"Ele disse que dividiria a quantia com outro juiz", declarou Dewa à BBC. Diante da negativa dela, o juiz disse que ela deveria se casar com ele.

A conversa foi gravada por Dewa, uma jornalista free-lancer. O serviço afegão da BBC obteve uma cópia e confirmou sua autenticidade.

Questionado, o juiz, chamado Zahorudin, afirmou que estava apenas "brincando" quanto à proposta de casamento e que suas declarações foram editadas para incriminá-lo.

Analistas dizem que o caso evidencia como a corrupção está tomando o dia a dia do Afeganistão.

O presidente afegão, Hamid Karzai, que diversas vezes prometeu agir contra a corrupção no país, pediu que autoridades apurem as denúncias.

O departamento anticorrupção do país prometeu investigar o caso "em conjunto com a Suprema Corte" do país. Até lá, recomendou que Dewa se mantenha abrigada na casa onde está escondida, em Cabul.

Seu divórcio ainda não foi finalizado.
Fonte: BBC BR

Nenhum comentário: