Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Premiê grego promete excluir neonazistas do Conselho Europeu, diz ONG


Parlamentar de coalizão de esquerda radical foi atacado neste domingo e responsabilizou o Aurora Dourada
 
 
O Movimento Popular Antirracista Europeu (EGAM, na sigla inglês) anunciou nesta segunda-feira (17/12) que o primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, do partido Nova Democracia, apoia a retirada de membros do partido neonazista Aurora Dourada da delegação de deputados que representa o país no Conselho Europeu. Para a ONG, a exclusão será uma “enorme vitória democrática”.

Google + / Alba Christiansen
Membros do partido neonazista Aurora Dourada realizam manifestação com sinalizadores nas mãos

A pressão para que Samaras se posicionasse sobre o partido neonazista aumentou em outubro, quando a deputada Eleni Zaroulia, mulher do líder do Aurora Dourada, viajou com a delegação grega para participar do Comitê de Igualdade e Antidiscriminação do Conselho Europeu. Sua presença chocou ativistas antirracismo. Eleni e seu partido negam o holocausto e pregam a expulsão de imigrantes da Grécia. 


“A Grécia está agora dando um exemplo para toda a Europa de um país que enfrenta a situação social mais violenta, mas cujos líderes decidiram se posicionar em defesa da democracia como prioridade máxima”, afirmou a ONG em comunicado oficial. “Essa decisão [do premiê Samaras] quebra a dinâmica do partido neonazista Aurora Dourada na Grécia e em nível europeu, assim como reforça o movimento antirracista europeu”.

Ao se posicionar contra a presença dos neonazistas, Samaras alinha seu partido, o Nova Democracia, de centro-direita, a outras legendas de expressão no Parlamento grego. O PASOK, de centro-esquerda, a Esquerda Democrática, também de centro-esquerda e a Syriza, coalizão de esquerda antiausteridade, já haviam se manifestado pela retirada de membros do Aurora Dourada da delegação.

Se perder espaço no Conselho Europeu, o partido sofrerá uma de suas primeiras derrotas após uma ascensão impressionante em 2012. Com um discurso nacionalista e populista, pregando o retorno à “pureza grega”, seus membros conquistaram 18 das 300 cadeiras no Parlamento do país. Com o agravamento da crise grega, pesquisas recentes mostraram que, em caso de novas eleições, os neonazistas podem cavar ainda mais espaço com a adesão de novos eleitores.

Onda de violência

O Movimento Popular Antirracista Europeu realizou uma marcha no último dia 15 contra o racismo em Atenas - casos de violência contra imigrantes aumentaram exponencialmente nos últimos anos. No último domingo, o deputado Dimitris Stratoulis, da Syriza, foi espancado na frente do estádio do Olympiacos, em Piraeus, região metropolitana de Atenas. Ele acusou membros do Aurora Dourada pela ação. A Syriza emitiu um comunicado alertando para uma “tentativa de assassinato”.

Fonte: OPERA MUNDI

Nenhum comentário: