Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Antissionismo não é o mesmo que antissemitismo


Com quase 500 assinaturas, circula na internet um manifesto criado pelo cartunista Carlos Latuff, listado injustamente pelo Centro Simon Wiesenthal entre as dez figuras mais antissemitas do mundo em 2012.

O texto do abaixo-assinado, intitulado “Pelo fim da manipulação do antissemitismo para fins políticos”, cita a lista do Centro Simon Wiesenthal e afirma, com letras maiúsculas, que “ANTISSIONISMO NÃO É ANTISSEMITISMO”. O cartunista também explica que seu objetivo está em ” esclarecer a opinião pública de que crítica às políticas do estado de Israel NÃO é ódio aos judeus e combater as campanhas de difamação promovidas por organizações e indivíduos que fazem essa associação desonesta”.

Em dezembro de 2012, o Centro Simon Wiesenthal publicou um ranking dos “dez maiores antissemitas do mundo”, citando a mim, o cartunista Carlos Latuff, como o terceiro da lista por charges contra o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu e o bombardeio a Gaza. Há muito que organizações e indivíduos tentam associar críticas legítimas ao estado de Israel com ódio aos judeus. Figuras como o escritor José Saramago, o prêmio Nobel da paz Desmond Tutu e o ex-presidente Jimmy Carter já foram tachados de antissemitas por suas posições quanto ao conflito na Palestina. Chega de tentar calar a voz de quem se levanta contra o apartheid imposto por Israel ao povo palestino. O antissemitismo não pode e não deve ser utilizado como ferramenta política. Se você é contra essa manipulação, assine a petição e declare: ANTISSIONISMO NÃO É ANTISSEMITISMO!

Se você tem alguma dúvida sobre o fato de que Latuff não cabe nessa lista de antissemitas, expus meus argumentos no site Opera Mundi, no texto Latuff na lista de antissemitas: uma acusação inconsistente. Se você quer uma segunda opinião, apresento a do cineasta Sílvio Tendler, para quem o “rabino que te colocou nessa lista não sabe do que está falando“.

Agora, se você quer um argumento visual, acho que o melhor vem abaixo e mostra o que Latuff representa: o engajamento pela paz entre palestinos e judeus no Oriente Médio.


Mais imagens dessa série aqui.


Fonte: OPERA MUNDI

Nenhum comentário: