Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Empresa perde R$ 900 mi por hambúrguer com carne de cavalo



Produtos com carne de cavalo eram vendidos no supermercado
Produtos com carne de cavalo eram vendidos no supermercado
Foto: AFP



A rede de supermercados Tesco perdeu quase 300 milhões de libras (cerca de R$ 900 milhões) de valor de mercado após a descoberta de carne de cavalo nos seus hambúrgueres, de acordo com informações do jornal The Guardian publicadas nesta quarta-feira. Os produtos foram feitos em duas fábricas na Irlanda e uma no Reino Unido e foram vendidos por grande número de varejistas, incluindo a Tesco.

As autoridades de saúde da Irlanda foram responsáveis por descobrir que dez de 27 produtos analisados registraram traços de DNA de cavalo. Além disso, 23 deles apresentaram DNA de porcos. Em uma amostra avaliada, o hamburguer tinha 29% de carne de cavalo em seu conteúdo total.

A notícia vem em um momento ruim para a Tesco, que está tentando convencer os clientes sobre a qualidade de seus produtos e serviços, depois de perder mercado para rivais. A rede admitiu que não fiscalizou corretamente as lojas fora do Reino Unido durante o seu impulso para a expansão no exterior. A Autoridade de Segurança Alimentar (ASA) da Irlanda disse que não há risco para a saúde pública por causa dos hambúrgueres contaminados, que também foram vendidos pela Lidl, Aldi e Iceland.

Mas a publicidade negativa ajudou a diminuir o valor de mercado (montante nencessário para comprar todas as ações na bolsa de valores da empresa) e pelo menos temporariamente a confiança na qualidade dos produtos da Tesco foi reduzida. A empresa lançou uma ofensiva de relações públicas para combater manchetes sobre hambúrgueres congelados com carne de cavalo, retirou todos os produtos do fornecedor em questão e pediu desculpas aos clientes.

Fonte: TERRA

Nenhum comentário: