Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 29 de março de 2013

Argentino acusado de crimes durante a ditadura é extraditado


O argentino Claudio Vallejos foi extraditado nesta quinta-feira para Buenos Aires. Ele é acusado de sequestro, tortura e desaparecimento de presos políticos durante a ditadura militar da Argentina (1976-1983).


O Supremo Tribunal Federal havia decidido pela extradição no ano passado.

A extradição foi pedida em março de 2012 pelo governo Cristina Kirchner para que Vallejos deponha e seja investigado em processo sobre a Esma (Escola de Mecânica da Armada Argentina), um dos principais centros tortura no país.

Vallejos estava desde fevereiro do ano passado sob custódia da Polícia Federal de Lages (SC) por outra suspeita, a de estelionato. Em março, ele foi julgado à revelia e teve sua prisão decretada pelo juiz argentino Sergio Torres, que requisitou sua transferência.

Um documento enviado ao juiz pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul também relacionou Vallejos ao desaparecimento, em 1976, do pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior, que acompanhava o compositor Vinicius Moraes numa viagem a Argentina.

A defesa de Vallejos nega todas as acusações.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: