Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 22 de março de 2013

PRF/SC apreende pássaros (e não os que os transportavam, nem o seu veículo) em Lages

(...) Ontem plena liberdade, 
A vontade por poder... 
Hoje... cúm'lo de maldade, 
Nem são livres p'ra morrer (...). 


Castro Alves - Navio negreiro 




Aprisionar pássaros é uma estranha demonstração de dizer que gosta deles. Furar-lhe os olhos para que cantem mais, é uma crueldade indescritível.




-=-=-=-=

Existem pessoas que parecem não ser capazes de suportar as próprias dores, sozinhas. Para tanto, mantêm pássaros prisioneiros, para dividir com eles os seus desgostos. Assim, multiplicam-se os infelizes, porque alguns seres humanos não sabem ser infelizes sozinhos.

Essas pessoas alimentam um mercado perverso de caçadores e traficantes de aves.

É PRECISO MUDAR A LEI PARA PROVOCAR A PERDA DOS VEÍCULOS EMPREGADOS NO TRÁFICO DE AVES SILVESTRES, A EXEMPLO DO QUE OCORRE COM OS CARROS APREENDIDOS EM OPERAÇÕES DE TRÁFICO DE TÓXICOS.

DUVIDO QUE, SE O TRAFICANTE DE PÁSSAROS PERDESSE O CARRO E, DE QUEBRA, FOSSE PARAR ATRÁS DAS GRADES, A INSANA E EGOÍSTA ATIVIDADE SOBREVIVESSE.

A RECEPÇÃO DOS PÁSSAROS TRAFICADOS (ROUBADOS À NATUREZA) PRECISA SER PENALIZADA COMO RECEPTAÇÃO EM GERAL.
PERDENDO O TRAFICANTE SEU VEÍCULO (sanção civil)  E RESPONDENDO A PROCESSO POR RECEPTAÇÃO O COMPRADOR, A CAÇA AOS POBRES ANIMAIS TENDERIA A DESAPARECER.

 

"Chora coração: passarinho na gaiola, feito gente na prisão".

Um idiota que faz comentários sobre futebol no Jornal do Almoço, da RBS, que não dignifica seu sobrenome ("Livramento"), porque adora ver passarinho engaiolado, é um dos que estimula (pela compra de exemplares) a caça de pássaros silvestres. 

Só existem caçadores e atravessadores porque - como no crime de receptação - existem "Miguéis" ...

     
Ele mantém passarinhos presos, seu guarda... Não caia na conversa do radialista. O braço quebrado foi praga de uma Tia-Chica!
Leva-o para o xilindró. Assim!!! E deixa-o sem visita íntima durante alguns anos. Talvez ele comece a cantar, na primavera, dentro das grades.
Para não sermos muito cruéis, vamos dar umas sementinhas de cânhamo e de alpiste, uns pedaços de osso e uma vasilhinha com água onde ele possa beber e se banhar, tá bem?
Ah!!! Não se esqueça de colocar poleiros (ele deve achar que se grafa "puleiro", aposto) na sela, para ele se exercitar e para servir de cadeira, quando o Roberto Alves e os seus amigos do Curiódromo forem visitá-lo.

A alegria e as necessidades dos passarinhos (liberdade para acasalar, por exemplo) estão retratadas na singela música de Jackson do Pandeiro:




                   
Gente como o "Seu Orlando", que certamente "gosta muito de passarinho", não se toca que o bicho preferiria a liberdade?

Por que será que o bichinho prefere beliscá-lo a cantar?




-=-=-=-=-=



22/03/2013- A PRF da Unidade Operacional de Lages apreendeu, na noite de ontem, 7(sete) pássaros da espécie Trinca Ferro (*) que estavam sendo transportados sem documentação. O condutor do veículo informou que os pássaros chegam a ser vendidos por R$1.000,00 e que havia adquirido os mesmos no município de Xanxerê/SC e estava levando-os para Florianópolis. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Ambiental de Lages. A multa por este tipo de crime é de R$ 500,00 por ave apreendida.





NUCOM/SC



Polícia Rodoviária Federal

Santa Catarina

-=-=-=-=
(*) Aqui na Ilha de SC e redondezas, o Trinca-ferro é também conhecido como Tia-Chica, ou estou enganado?

-=-=-=-=

Liberdade, liberdade, quebra as puas (das gaiolas, dos alçapões) e rompe as telas (dos "viveiros"  - ou "morteiros"?) para nós ...


Pena que o célebre vate baiano CASTRO ALVES não pensou nos passarinhos também, cantando-lhes as desditas dos escravos que eram trazidos da África, mas as desgraças decorrentes da prisão se assemelham muito. O poema, onde coloquei pássaros, em verdade consta "povo" (negro):


Auriverde pendão de minha terra, 
Que a brisa do Brasil beija e balança, 
Estandarte que a luz do sol encerra 
E as promessas divinas da esperança... 
Tu que, da liberdade após a guerra, 
Foste hasteado dos heróis na lança 
Antes te houvessem roto na batalha, 
Que servires aos pássaros de mortalha!... 


Nenhum comentário: