Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 29 de março de 2013

Igreja é destruída e fieis decidem se reunir nos escombros



Tensão política e religiosa aumenta na Indonésia.

por Jarbas Aragão


 


Uma retroescavadeira derrubou as paredes da Igreja Protestante de Batak, numa cidade perto de Jacarta, capital da Indonésia. A pilha de escombros é apenas o capítulo mais recente do sofrimento de cristãos que vivem no país com a maior população muçulmana do mundo.

A igreja fica na ilha indonésia de Java, a mais importante do país, onde funcionou como local de cultos cristãos todos os domingos, durante os últimos 13 anos. Iniciada em uma casa, a congregação chegou a ter 600 membros. Foi então que o pastor Adven Leonard Nababan pediu ao governo uma licença de construção. No início deste ano, a igreja obteve assinaturas de 60 vizinhos não-cristãos, conforme exige a lei local.

Mesmo seguindo todas as regras de licenciamento, o pastor sabia que não é fácil edificar um templo cristão no pais muçulmano mais populoso do mundo. O pastor Nababan iniciou a construção em janeiro, mas logo viu cerca de 750 muçulmanos Bekasi tomaram as ruas em protesto. Em 5 de março, a polícia fechou o local e ordenou que fosse demolido tudo o que havia sido construído. Eles se recusaram.

Representantes do governo alegarem que as 60 assinaturas eram falsas e enviaram uma equipe de demolição para o local na semana passada. Eles encontraram cerca de 150 membros da Igreja Protestante Batak, esperando na porta, cantando hinos e orando.

“Eles fecharam os braços e ficaram juntos na frente da igreja para parar a equipe de demolição”, uma testemunha da demolição. ”O pastor estava no meio da congregação. Ele disse apenas: ‘Nós somos parte do Corpo de Cristo “.

Observando tudo, 300 muçulmanos começaram a bater palmas e gritar: “Allah é grande”. Uma testemunha disse que a igreja reunia muitos muçulmanos que se converteram ao cristianismo e por isso atraíram a ira do governo.

O pastor já anunciou que eles vão continuar se reunindo nas ruínas da igreja, mesmo que não haja mais teto nem paredes.

O chefe de polícia Dikdik Astra disse que estava apenas seguindo ordens. Não é a primeira igreja demolida arbitrariamente em Jacarta nos últimos anos. Como a Indonésia teve eleições em 22 de janeiro e a maioria dos eleitos são de partidos políticos com inclinações conservadoras islâmicas, a questão pode ter servir como alerta para os cristãos.

Noventa por cento dos cidadãos indonésios são muçulmanos. A eleição presidencial será ano que vem e vários líderes cristãos dizem esperar que as tensões irão subir, pois os partidos islâmicos usam a religião para ganhar votos.

“Esses grupos buscam justificar o uso da violência defendendo uma interpretação do Islã sunita que rotula a maioria dos não-muçulmanos como” infiéis “, e os muçulmanos que não aderem à ortodoxia sunita como” blasfemos “, disse um cristão que não quis se identificar.

Em 2012, O Instituto Setara, que defende a tolerância social, étnica e religiosa, relatou 264 casos de violência contra as minorias religiosas, um aumento de 20 por cento em relação a 2011. A missão Portas Abertas tem registrado uma média de 66 casos de ataques por ano contra igrejas cristãs desde 1998. A Indonésia está entre os 50 países mais hostis aos cristãos, segundo a lista publicada anualmente pela Portas Abertas.

Com informações Charisma News, via GOSPEL PRIME.

Nenhum comentário: