Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 31 de março de 2013

Contra o atraso das noivas, padre veta casamentos à noite


PUBLICIDADE


FERNANDA TESTA


No dia 9 de novembro, a secretária Patrícia Maniero, 25, realizará um sonho que cultiva há nove anos. Vai se casar com o coordenador mecânico Evandro Lima, 27.

A vontade de subir ao altar, no entanto, não será a mesma que ela alimenta desde a infância: casar-se na Igreja Matriz de Batatais --com o maior acervo sacro do pintor Cândido Portinari.


A proibição dos casamentos aos sábados à noite, decidida pelo padre, acabou com a esperança de outras noivas.


O padre Pedro Bartolomeu diz que as noivas se atrasam muito e que passaram a usar o casamento como um evento social, e não religioso. Agora, para casar à noite só se for às sextas-feiras. Aos sábados, só pode até as 17h.

"Depois que o padre resolveu proibir, mudei para a igreja do meu bairro. O padre disse que os casamentos lá são só para promover festa."

A prática vigora também em igrejas de Ribeirão Preto e na igreja Matriz de Brodowski, terra natal de Portinari e vizinha a Batatais.


Mariana Martins/Folhapress 



Patrícia Maniero e Evandro Lima, que se casaram de manhã; atraso de noivas faz padres vetarem cerimônias à noite 


'SHOW DA XUXA'


"O meu ideal, enquanto padre, é salvar almas e não apenas satisfazer o ego de noivos", disse Bartolomeu. Ele também opina na decoração. "Uma vez tinha gelo seco e canhões de luz coloridos na porta da igreja. Me senti no show da Xuxa, em um evento teatral", afirma.

São exageros que o pároco credita ao fato de as pessoas procurarem a igreja "pela beleza do prédio e não pelo interesse sacramental".


Segundo Bartolomeu, o veto aos casamentos noturnos é adotado desde 2012 --data questionada por noivas. A empresária Renata Rodrigues, que se casou em 8 de dezembro --um sábado--, diz que a cerimônia foi à noite.

"Foi no curso de noivos que frequentei que o padre Pedro deu a notícia da proibição", afirmou.

Bartolomeu afirma que a procura por casamentos caiu após o veto. "Concluímos que estavam vindo casar por beleza, por luxo e por status, não pelo sacramento."

O padre Nelci Souza, da igreja de Santa Rita de Cássia, também em Batatais, apoia a decisão do colega. "O pároco determina o que deve fazer dentro de seu território paroquial", disse.

Questionada se havia alguma paróquia com regra semelhante, a diocese de São Carlos, que tem 104 paróquias, informou desconhecer. "A grande maioria dos matrimônios é celebrada no período noturno", afirma Stéfano Fachina, secretário da Cúria Diocesana. "Seria um absurdo suspendê-los."

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: