Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 17 de março de 2013

Sobre o nome indígena de Santo Antonio de Lisboa



Lendo sobre a história da Companhia de Jesus (os jesuítas), motivado pela eleição do novo papa, deparo-me com a afirmação abaixo:

A cidade de Anchieta tem sua origem ligada à aldeia de Iriritiba, também chamada Reritiba, que, em tupi, significa "muitas ostras"[7].


Pois bem: no governo de Nereu Ramos no Estado de SC, por um decreto, mudou o nome de Santo Antonio de Lisboa, deste Município, para RERITUBA,  que dicionaristas de Guarani-português traduzem como fartura de ostras.

A divergência da grafia (Iritiba, Reritiba, Rerituba), mas com significado correspondente, foi a circunstância motivadora desta postagem. Penso que pode interessar aos historiadores.

A nota de nº 7, constante do trecho grifado acima em amarelo, remete a CÂMARA, Jaime de Barros. Apontamentos de História Eclesiástica'. Editora Vozes, Petrópolis: 1957 e o trecho em referência foi colhido da WIKIPEDIA.


Nenhum comentário: