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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sobre bicicletas



Empreendedores em estúdio de design idealizam bicicleta que purifica o ar das grandes cidades



Proposta ainda está em desenvolvimento, mas empresa já ganhou um prêmio com bicicleta capaz de fazer a fotosíntese


ESTADÃO PME




Reprodução

Detalhes do projeto inovador


Uma companhia de design de Bangkok idealizou uma bicicleta bem diferente. Mas que ao mesmo tempo pode se transformar em uma ótima proposta de negócio caso seus desenvolvedores consigam - efetivamente - tirar a ideia do papel.


Segundo matéria publicada no site da revista Fast Company, o estúdio Lightfog Creative & Design Company idealizou uma bicicleta capaz de realizar a purificação do ar, gerar oxigênio em outras palavras, a partir de uma reação entre o ar que passa por um tubo de alumínio da bike e reage com água e eletricidade gerada por uma bateria de lítio.

"Nós queremos desenvolver produtos que reduzem a poluição do ar de grandes cidades, então, nós decidimos desenhar uma bicicleta porque elas são naturalmente 'amigas' do meio-ambiente", afirmou o diretor criativo da empresa, Silawat Virakul.


De acordo com a reportagem, o empreendimento ainda não consegue oferecer detalhes técnicos do produto, mas a bicicleta ganhou um prêmio de design internacional recentemente. O que já é um bom começo.


Fonte: ESTADO DE SP

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SP terá novo sistema de aluguel de bicicletas a partir de domingo


RAFAEL BALAGO

DE SÃO PAULO


Neste domingo (15), um novo sistema de empréstimo de bicicletas entra em operação em São Paulo. O serviço, chamado CicloSampa, estreia com cinco estações e 43 bicicletas na região da avenida Paulista, que poderão ser retiradas entre as 9h e as 22h. De segunda (16) em diante, o empréstimo ficará disponível diariamente entre 6h e 22h.


Os veículos terão a cor vermelha. A cada retirada, os primeiros 30 minutos são gratuitos e, depois, cada meia hora extra custa R$ 5.


O tempo necessário para fazer um novo uso gratuito após devolver a bicicleta será de sete minutos. No Bike Sampa, que usa a cor laranja, esse intervalo é de 15 minutos.


Em vez de aplicativo para celular, o CicloSampa trabalha com cartões de crédito. Para fazer o empréstimo, será preciso inserir o cartão --de qualquer banco-- em um totem de autoatendimento e digitar a senha. Antes, é necessário fazer um cadastro gratuito no site.


No dia do lançamento, monitores levarão tablets para os pontos de empréstimo para fazer os cadastros na hora.


Divulgação 




Bicicleta do Ciclosampa terá pneus que não furam, pedais sem corrente e LEDs piscantes 


As bicicletas, importadas, trazem novidades como um sistema de engrenagens sem corrente, LEDs piscantes na frente e atrás, que são alimentados com a energia gerada pelo movimento das rodas, e pneus maciços de borracha que não possuem câmara de ar.


No teste realizado pela Folha na manhã desta quinta, a bicicleta pegou velocidade com pouco esforço e os freios, a tambor, atuaram bem. Houve ligeira demora na troca de marchas.


O tipo de pneu, por ser mais macio, gera uma sensação diferente ao pedalar. O selim é confortável e o guidão, curvo, possui uma cesta generosa, capaz de levar uma mochila. O veículo tem quadro rebaixado e para-lamas que cobrem quase toda a roda.


Endereços: 
R. Desembargador Eliseu Guilherme, esq. c/ R. Rafael de Barros (próximo ao HCor). 
R. Itapeva, esq c/ av. Paulista. 
R. Pamplona esq. com r. José Maria Lisboa. 
R. Frei Caneca, esq. c/ av. Paulista. 
R. Haddock Lobo, esq. com al. Jaú (próximo ao teatro Renaissance). 

OUTROS SISTEMAS

O CicloSampa, patrocinado pela Bradesco Seguros, irá concorrer com o Bike Sampa, inaugurado em 2012 e bancado pelo Itaú, que também atua na região da Paulista e está em bairros das zonas sul, oeste e centro. Os dois serviços não serão integrados.

Atualmente, o Bike Sampa possui cerca de 150 estações ativas. A meta é chegar a 300 pontos até o fim de 2014. Em dezembro, bairros como Santa Cecília, Higienópolis e Sumaré receberam seus primeiros postos de empréstimo.


Até janeiro, o Ciclosampa planeja contar com 20 estações e 200 bicicletas. Os novos locais ainda estão em análise.


O empréstimo gratuito de bicicletas realizado aos domingos na praça do Ciclista, próximo à ciclofaixa da Paulista, será mantido.

Em julho, após ficarem fechados por meses, os bicicletários do Metrô foram assumidos pela FGTV Produções e renomeados com a marca Pedala SP. Contudo, menos de 30 dias depois da reabertura, a empresa desistiu de operá-los, alegando que teve pouco tempo para implantar o serviço.


Uma semana antes do fechamento, a reportagem encontrou bicicletas com problemas como pneus furados, bancos quebrados e falta de freios.

O Metrô mantém um sistema de estacionamento gratuito de bicicletas nas estações Sé, Liberdade, Paraíso, Tamanduateí, Vila Madalena, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Carrão, Brás e Santa Cecília. As estações Pinheiros e Butantã, operadas pela ViaQuatro, também contam com o serviço.

Bike Sampa

Patricia Stavis/Folhapress



Via sensores: central de monitoramento do Bike Sampa, na Vila Guilherme (zona norte) 

Fonte: FOLHA DE SP


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Lançada roda de bicicleta que estoca energia para "ajudar" ciclista
Produto promete acrescentar tração elétrica a qualquer bicicleta

Ao contrário do que se poderia pensar, a instalação não é nenhum bicho-de-sete-cabeças
Foto: Copenhagen Wheel / Reprodução Youtube


Mais que um meio de transporte, a bicicleta tem se tornado um dos ícones da vida sustentável, resistência limpa à hegemonia poluidora dos carros. Mas nem sempre a pedalada é tranquila, e às vezes uma força extra até que viria a calhar: é o que propõe a Copenhagen Wheel.

Essa roda, recém-lançada, promete acrescentar tração elétrica a qualquer bicicleta sem - e isso é o mais importante - comprometer a vocação ecológica das bikes. A façanha se cumpre porque ela estoca a energia gerada pelo ciclista a cada volta da roda. Em uma subida, por exemplo, um motor compensa a fadiga do usuário com o giro necessário para manter o curso, atingindo - sem pedalada - uma velocidade máxima de 25 km/h.

E, ao contrário do que se poderia pensar, a instalação não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Basta trocar a roda traseira antiga pela roda nova. Outra vantagem da Copenhagen em relação às rodas "normais" é a de aprender o ritmo do ciclista, o que mantém o passeio sempre estável.

Como são tempos de redes sociais, a Copenhagen Wheel não deixa por menos: integrada a um aplicativo móvel, ela tem conectividade wireless e pode ser usada para compartilhar dados como a sua localização, temperatura e outras coisas que você pode conferir no vídeo abaixo:


Fonte: ZERO HORA

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