Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Catolicismo perde 13% de fiéis na América Latina, diz pesquisa


O estudo também mostrou o crescimento de evangélicos em toda a região, com exceção do México

por Leiliane Roberta Lopes


Catolicismo perde 13% de fiéis na América Latina

De acordo com a pesquisa do Latinobarometro o número de católicos na América Latina caiu de 80% para 67% nos últimos 18 anos.

A diferença de 13% parece não preocupar os pesquisadores que garantem que a queda é “muito menor” do que pode parecer, pois em 12 dos 18 países analisados mais de 60% da população continua católica.

Em Nicarágua o catolicismo teve queda de 30 pontos percentuais, de 77% para 47%, fazendo com que ele ocupasse o posto de país que mais perdeu fiéis católicos para outras religiões. Honduras está no segundo lugar com queda de 29%. Entre 1995 e 2013 a população católica que representava 76% dos hondurenhos caiu para 47%.

Na lista dos que mais perderam fiéis católicos está Costa Rica e Uruguai com queda de 19% cada um, Chile e Panamá empatam com queda de 17% dos católicos seguidos por Brasil (-15%), El Salvador (-13%), Peru (-13%), Colômbia (-12%), Argentina (-10%), Venezuela (-9%), Equador (-8%), Bolívia (-7%), Guatemala (-7%) e Paraguai (-5%).

Os dois países que mais perderam católicos viram o número de evangélicos se multiplicar. Em Honduras a quantidade de protestantes saltou de 12%, em 1995, para 41% da população em 2013.

Na Nicarágua o feito se repetiu, de 11% os evangélicos se multiplicaram nos últimos 18 anos e hoje representam 37% da população. Os outros países que tiveram um aumento considerável de evangélicos foram: Costa Rica de 9% para 21%, no Panamá de 5% para 19%, em El Salvador de 15% para 31%, no Brasil de 8% para 21% e na Guatemala de 25% para 40%.
Aumento de católicos

Enquanto em quase todos os países o número de católicos diminuiu, no México houve aumento de 2%. Em 1995 77% dos mexicanos se consideravam católicos, hoje esse número é 79%.

O cenário religioso do México é bem diferente dos demais países americanos, o número de evangélicos é de apenas 3% enquanto o número de ateus é de 7% e de outras religiões é de 10% (1% não responderam ou não quiseram responder a pesquisa).

Mesmo com este aumento, o México não é o país com maior percentual de católicos da América Latina, este título é do Paraguai com 88%, seguido ainda pelo Equador com 81%, deixando o México em terceiro lugar empatando com a Venezuela que também tem 79% de sua população se declarando católica.

Apesar da queda, mais da maioria dos países latino-americanos possuem mais de 60% de católicos, isso só não acontece no Chile (57%), El Salvador (54%), Guatemala (47%), Honduras (47%), Nicaragua (47%) e Uruguai (41%).
Confiança na Igreja aumenta

A pesquisa do grupo Latinobarómetro quis averiguar as mudanças religiosas na América Latina depois de um ano da escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio como líder máximo da Igreja Católica.

Pesquisando sobre a confiança das pessoas na Igreja, a pesquisa mostrou que tanto católicos como evangélicos confiam mais em suas igrejas.

Sem distinguir as religiões a confiança dos latinos na Igreja é de 73%, dividindo entre católicos e evangélicos o número muda para 78% e 81% respectivamente.

Em 2011 a confiança de católicos na Santa Sé era de 69%, o aumento pode mostrar os resultados positivos desse primeiro ano do Papa Francisco.

“Os católicos recuperaram sua confiança na Igreja a pesar dos escândalos e provavelmente como consequência da chegada e liderança do Papa Francisco”, diz o estudo.

Fonte: GOSPEL PRIME

Nenhum comentário: