Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 20 de abril de 2014

Matajudeus, cidade espanhola, estuda mudança de nome


 

Castrillo Matajudíos (Matajudeus) é uma cidadezinha da província de Burgos, na comunidade autônoma de Castela e Leão. A idéia não é nova de tentar recuperar o nome original, Mota de Judíos (Colina de Judeus), que teria sido alterado depois de 1492, ano da expulsão dos judeus da Espanha. 
Mas, agora, é mais do que uma idéia. O prefeito, Lorenzo Rodríguez, convocou os 60 moradores do município para uma reunião no próximo dia 19. Sua proposta é que um arqueólogo conte a todos um pouco da história do lugar (que teve duas históricas matanças de judeus nos anos de 1035 e 1109) e algumas teorias sobre o porquê da mudança de nome de Mota de Judíos para Matajudíos. 
Depois disso, haverá uma votação. O resultado, segundo declarou o prefeito, é uma incógnita. Ele afirma que respeitará a decisão da maioria, mesmo que a diferença seja só de um voto. 

Na cidade de Leão, na mesma comunidade autônoma, nesta época do ano, Semana Santa, o costume de ir a bares do Bairro Úmido (o mais emblemático do centro de Leão) tomar uma espécie de sangria é chamado de “matar judeus”. 
A origem desta expressão seria, segundo alguns contam, por uma medida implantada pelas autoridades locais no século XIV: para evitar a violência de cristãos contra os judeus foi permitida a venda de uma suave bebida alcoolica, uma mistura de vinho, água, açúcar e limonada, nos bares que estavam no caminho do Bairro Úmido (bairro judeu). Assim, os cristãos ficavam bêbados e deixavam de lado suas intenções.

Fonte: http://www.coisasjudaicas.com/

Nenhum comentário: