Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Santo Amaro da Imperatriz - A praga que mal se vê, mas dói ...

Está a se espalhar pelo Município o minúsculo inseto chamado "maruim",  que incomoda uma barbaridade. É também conhecido como mosquito-pólvora picador (daí o nome popular "porvinha", corruptela de polvorazinha) e mosquito-do-mangue. 
Deve ter subido pelo rio, desde Palhoça, pois Santo Amaro não possui costa marítima, nem mangue, portanto.
A picada do bichinho provoca muita coceira e irrita a pele. Ou seja, tira o sossego da população.
Já é hora de se pensar em combater  a praguinha pra valer, pois a presença do mesmo acaba virando caso de saúde pública. A coceira causa muito desconforto e, não raro, as pessoas acabam esfolando a região dos pés e canelas, de tanto se coçar. Com o aumento da temperatura, ter que usar calça, para evitar os ataques, aumenta o sacrifício e a irritação. 
A administração municipal precisa deflagrar uma batalha contra esses malditos bichinhos, se não sozinha, aliando-se ao Estado.
Não sei se eles servem de vetor para doenças.

Nenhum comentário: