Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 8 de julho de 2015

Rádio ATEIA - REAÇÕES ANTISSEMITAS CONTRA MAESTRO




A nomeação do judeu-russo Kirill Petrenko como o próximo primeiro regente da Filarmônica de Berlim, foi recebida com reações antissemitas pela imprensa alemã. Um comentarista da rádio pública e emissora de televisão NDR descreveu Petrenko como "o pequeno gnomo, a caricatura judaica de Alberich," uma figura da ópera de Richard Wagner. 
As observações foram feitas em resposta ao desempenho esperado de Petrenko, que tem apenas 1,60 m de altura, para o próximo Festival Wagner, na cidade de Bayreuth. 
Em um comentário publicado em seu site, Die Welt publicou -"curiosamente, Petrenko, ao lado de Daniel Barenboim e Ivan Fischer, é o terceiro judeu sentado na cadeira de chefe" (de uma orquestra de Berlim) e que era um alívio "que Petrenko goza de boas relações interpessoais" como, pelo menos, uma das cantoras de ópera do Bayreuth Festival deste ano. 
Este comentário foi recebido com protestos furiosos dos leitores contra o uso de percepções antissemitas comuns, de que os judeus eram excessivamente competitivos e mulherengos. 
O Frankfurter Allgemeine Zeitung criticou os dois comentários dizendo que “a atitude do Die Welt e da NDR sobre Petrenko é inconcebível." O editor da NDR, mais tarde, pediu desculpas e prometeu que "tais erros não se repetiriam." 
A versão problemática do comentário foi removida do site da rádio difusora. 
Petrenko, de 43 anos, que irá substituir Sir Simon Rattle, em setembro de 2018, é o primeiro judeu, desde a Segunda Guerra Mundial, a ser nomeado para dirigir a Filarmônica de Berlim que é considerada uma das principais orquestras do mundo. Durante o Holocausto, a Filarmônica de Berlim era conhecida como uma orquestra nazista.

Nenhum comentário: