Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 19 de julho de 2015

Justiça invalida termo de recusa de fundamentalista à transfusão

O bom-senso prevalecendo sobre a insanidade religiosa, em benefício da vida de um inocente, o qual, aliás, não pode ter seu interesse jurídico condicionado à loucura dos pais fundamentalistas.

-=-=-=-=-

Para juiz, direito à vida se sobrepõe
ao de crença

Ao dar entrada no começo do mês no Hospital de Base de Rio Preto (SP), M.S.,73, da igreja fundamentalista Testemunhas de Jeová, apresentou um termo de recusa à transfusão de sangue registrado em cartório. Mas por causa do seu estado grave, o hospital recorreu à Justiça, que autorizou o procedimento, invalidando assim a recusa do fanático religioso.

A decisão do juiz da 4ª Vara Cível, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues (foto), é importante porque cria jurisprudência, sinalizando aos Testemunhas de Jeová de que nada adiantará eles lavrarem em cartório a recusa à transfusão, o que tem sido frequente. 

Conforme o encaminhamento desse caso, o que prevalece, tanto para a ética médica como para a Justiça, é o princípio de que o direito à vida se sobrepõe ao de crença.

O CRM (Conselho Regional de Medicina) determina que os médicos atendam aos pacientes quando eles pedem para não receber sangue. Mas se houver risco de morte, o procedimento terá de ser feito independentemente de autorização do paciente ou de sua família.

M.S. foi internado já em estado grave, com anemia profunda. Ele sofre de diabetes e de câncer de próstata metastíco.

Agora, pelo entendimento que as TJs têm da Bíblia, por ter sua vida salva pelos médicos, o idoso se tornou em maldito diante de Deus.

Com informação de Ariquemes Online, via http://www.paulopes.com.br/

Nenhum comentário: