Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 28 de outubro de 2012

Origens judaicas da família Almeida


Posted by Jorge Magalhães 





A FAMILIA ALMEIDA



Almeida é sobrenome de comprovada origem judaica sefaradim e anussim. foi adotado pelos judeus que viviam na região denominada de Espanha Muçulmana, que compreendia os territórios da península Ibérica que ficaram em poder dos árabes e mouros do século VII ao século XV, sendo por este motivo que tal sobrenome apresenta sua origem na língua árabe.


  

Eles adquiriram tal forma e foi adotado por uma antiga família judaica sefaradita,como um tipo de disfarce a fim de seus membros escaparem das perseguições da futura inquisição da igreja católica;e por conta diste , de fato, poucos membros da família Almeida caíram nas garras da diabólica inquisição. 


O disfarce adotado consistiu no fato dessa família transliterara seu sobrenome árabe Al Beytar,aproveitando do fato de que tanto em árabe como em hebraico e aramaico, línguas de amplo conhecimento dos judeus, ocorrerem o mesmo fenômeno que acontece nas línguas portuguesa e espanhola em se trocar M por B, bem como B por V.Por isso eles associaram o seu sobrenome árabe Al Beytar a localidade portuguesa de Almeida,dando a entender as autoridades inquisitórias que sua família era de origem cristã velha, e não moura nem judaica, quando de fato, seus membro eram secretamente judeus sefaradim. 


A origem da formação desse sobrenome do ponto de vista lingüístico esta associado ao fato de que ela e formada pela junção da partícula árabe '' AL'', que corresponde aos artigos '' A,O,AS, OS'', na língua portuguesa, mais a palavra árabe ''BEYTAR'', que dependendo da origem da pessoa que o pronúncia também admite as variantes BEYDA e MEYDA. Na língua árabe , essas palavras significam BRANCO, no sentido de cor da pele.


Fonte: COISAS JUDAICAS

3 comentários:

Anônimo disse...

Só existe uma questão que eu gostaria de levantar sobre o assunto. O autor e levantador das informações do texto acima citado sobre a família Oliveira e de muitos outros que circulam na internet sobre as origens judaicas sefaraditas de famílias brasileiras,como por exemplo : Marra; Almeida; Carneiro, Gueiros;Alves; Sá; David, etc, é o historiador Pernanbucano de origem judaica sefaradim Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen. O que inclusive pode ser comprovado porque ele sempre usa a mesma estrutura de texto mudando só os dados que são especificados para cada família. As pessoas que o plagiam, chegam ao cúmulo de repetir até os erros de digitação dele, no típico copiar e colar. Flávio de Sá Cohen, que inclusive é um mulato Tropicasher = filho de um judeu + uma cafuza, está no Facebook , ele sim, é um pesquisador de referência para a causa Anussim, que ajudou muitas pessoas a descobrirem suas raízes judaicas, como eu. Só que infelizmente ele não tem seus direitos autorais reconhecidos, principalmente por algumas pessoas que ele ajudou, ... porque nesse País chamado Brasil , ainda não se têm essa cultura. Ele é capaz de rastrear não só a origem de uma família sefaradim, ashkenazim e anussim,bem como, em alguns casos, até mesmo o patriarca ou ancestral fundador e a tribo israelita a qual determinada família descende ou foi filiada na Antiguidade. O cara é historiador de bolso cheio, especializado em História Antiga, Antropologia, Etnologia Indígena, Genética de Populações Humanas e Paleografia, que é o estudo de línguas antigas como latim, grego, hebraico e aramaico, e linguística e Filologia Aplicada, o que quer dizer somente que ele consegue reconstituir uma lingua antiga e estabelecer seu parentesco só de ouvir o falante, é mole ou quer mais? Fora o inglês, espanhol e italiano que ele fala, lê e escreve muito bem obrigado, e eu só quis dizer tudo isso para engrandecer o currículo dele mesmo, para calar os plagiadores, porque o cara é demais , além de ser super humilde e temente a Deus. Com certeza quem consulta o Flávio sobre a origem de sua família não se arrepende. Vale a pena conferir a origem de sua família com ele mesmo!

Servio disse...

interessante saber, mas acho dificil saber a origem da familia pelo sobrenome, todos os mais antigos tem esses sobrenomes da lista usada pelos judeus e muitos costumes semelhantes a esses usados eu notei, mas ja faleceram, se "abrasileirando" de vez.

Unknown disse...

Acredito que práticas como: acendimento de velas nas sextas-feiras é sem dúvida uma forte evidência