Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Revoltados com reajuste, juízes boicotam evento da categoria


Luiz Orlando Carneiro


As associações dos juízes trabalhistas (Anamatra) e federais (Ajufe) confirmaram que não vão participar da Semana de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, de 7 a 14 deste próximo mês de novembro.

Trata-se de um protesto contra a proposta de reajuste de seus vencimentos em apenas 15,8%, mesmo assim em parcelas, durante os próximos três anos, incluída no orçamento pelo Governo Federal. Os magistrados alegam que a Constituição foi descumprida, em face do dever de recomposição do valor dos subsídios, que já estão depreciados em 30%.

Balanço positivo

No ano passado, a 6ª Semana Nacional de Conciliação superou a marca de R$1 bilhão em valores de acordos homologados, e contou com a participação de 53 tribunais – estaduais, federais e trabalhistas. Foram realizadas mais de 340 mil audiências e efetuados mais de 164 mil acordos. A maioria dos acordos foi na área trabalhista.

Apesar do boicote

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, já foi informado pelos presidentes da Anamatra e da Ajufe da decisão dos juízes. Mas o CNJ – de acordo com o porta-voz da presidência do Conselho - mantém a semana, e acredita que os magistrados ligados à “turma da conciliação” não vão aderir ao boicote. O conselheiro José Roberto Neves Amorim, coordenador do comitê gestor do Movimento Conciliar é Legal, ressalta que a 7ª Semana Nacional é mais “um estímulo para que o Judiciário torne a conciliação uma prática durante todo o ano, aproximando-se das pessoas".

Nenhum comentário: