Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Continua tramitando processo-crime contra supostos torturadores




Relembre o caso, que teve repercussão nacional:







Três agentes responderão por tortura em presídios de Santa Catarina


CLICRBS
Publicado:25/02/10 - 0h00
Atualizado:25/02/10 - 0h00


FLORIANÓPOLIS - Mais de cem dias após asdenúncias de tortura em presídios catarinenses, a investigação conjunta do Ministério Público (MP) e da Polícia Civil e a sindicância do Departamento de Administração Prisional (Deap) resultaram no afastamento de três agentes prisionais. Até agora, os funcionários são os únicos a figurar na lista de indiciados.

Os três servidores vão responder por tortura. O afastamento atendeu a um pedido da Procuradoria Geral de Justiça ao governador do Estado. O delegado Mauro Rodrigues, um dos responsáveis pela investigação, disse que o diretor do Deap na época das torturas, Hudson Queiroz, prestará novo depoimento na segunda-feira. O objetivo é esclarecer contradições.

Também será ouvido o secretário de Justiça, Justiniano Pedroso, de acordo com o promotor Raul Rabello. O secretário foi acusado, em depoimento, de não agir após ser avisado sobre as torturas. O MP informou que ainda não foi marcada a data do depoimento do secretário.

Os investigadores não definiram um prazo para o término do trabalho, mas o delegado Rodrigues garantiu que a conclusão não deve demorar. Segundo ele, o depoimento de segunda-feira vai esclarecer uma série de pontos. O inquérito foi entregue à Justiça em dezembro, mas o MP pediu para a equipe do delegado checar alguns pontos. O promotor adiantou que, até agora, não foi tomada a decisão se o ex-diretor do Deap, Hudson Queiroz, será indiciado.

O corregedor da Secretaria de Justiça, Cleto Navágio de Oliveira, espera que até o dia 10 de março possa entregar o relatório final da sindicância aberta pelo órgão. Justificou a prorrogação pela chegada de novas informações obtidas pelo Serviço de Inteligência do Deap.

Nesta quinta-feira, ele vai a Tijucas conversar com os presos que farão o reconhecimento dos agentes prisionais envolvidos na tortura. Está prevista, ainda, sua ida a Lages, onde está o detento que auxiliava na enfermaria na época das torturas em São Pedro de Alcântara.

A tortura foi gravada. Trancados nas celas, os presos foram obrigados a inalar spray de pimenta. Alguns acabaram espancados. Aos gritos de socorro, apanharam dentro de um banheiro. Algemados com as mãos para trás, levaram socos e chutes. Durante a surra, um preso chora por receber murros, pontapés e tem a cabeça mergulhada em um vaso sanitário.


Fonte: http://oglobo.globo.com

-=-=-=-=

Diretor do Deap de Santa Catarina é exonerado após denúncias de tortura contra presos
Hudson Queiroz é suspeito de participar de agressões em unidades prisionais do Estado


O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) de Santa Catarina, Hudson Queiroz, foi exonerado pelo governador Luiz Henrique da Silveira nesta quarta-feira após denúncias de tortura em unidades do Estado. O nome do novo diretor deve ser divulgado nesta quinta-feira.

Segundo a versão oficial divulgada pelo Centro Administrativo, Queiroz teria pedido para deixar o cargo. Depois de conversar com o secretário da Segurança, Ronaldo Benedet, Luiz Henrique teria decidido pela exoneração.

O ex-diretor do Deap é suspeito de comandar agressões contra presos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. As imagens da violência foram exibidas no domingo no Fantástico, na Rede Globo.

Imagens e fotos mostrariam o envolvimento de Queiroz em casos de violência. Ele também teria batido com uma mangueira em detentos em um dos episódios divulgados, em Tijucas, de acordo com reportagem da RBS TV.

Críticas à Secretaria

O ex-diretor de Deap concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, pouco depois do anúncio da exoneração, antecipado pelo colunista político do Grupo RBS Moacir Pereira em seu blog.

Queiroz fez críticas à Secretaria de Segurança Pública, dizendo que o Deap foi abandonado pelo órgão, e acusou a Polícia Civil de agir contra os agentes prisionais.

Afirmou, ainda, que sua família se sente ameaçada e disse não saber quem gravou as imagens da violência na Penitenciária de São Pedro de Alcântara.



-=-=-=-=


Espelho de andamento da ação penal:



Processo: 064.09.029235-2 (0029235-59.2009.8.24.0064)
Classe: Ação Penal - Procedimento Ordinário
Área: Criminal
Assunto: Crimes de Tortura
Local Físico: 24/09/2012 00:00 - Cartório - Aguardando - esc. 56
Distribuição: Direcionamento - 16/08/2010 às 11:04
2 Vara Criminal - São José




















Nenhum comentário: