Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 28 de outubro de 2012

Médico que auxilia vitimas de estupro no Congo sofre tentativa de assassinato




Denis Mukwege | Foto: Radio Okapi/WikiMedia Commons

Da Redação

Denis Mukwege, ginecologista congolês reconhecido por seu trabalho em auxílio a vítimas de estupro, foi atacado por atiradores desconhecidos nesta semana. Os quatro homens armados invadiram a residência de Mukwege e esperaram seu retorno, disse a PMU, uma organização sueca que trabalha com o Hospital Panzi, fundada pelo médico. Os invasores então atiraram, errando por pouco o alvo, e fugiram em um carro, abandonado logo depois.

Quando perguntado se havia se tornado alvo por causa de seu trabalho, o médico lembrou que seus algozes não pediram por dinheiro. Um dos guarda-costas de Mukwege foi atingido e morreu no ataque, ocorrido na cidade de Bukavu, Congo.

Grupos defensores dos direitos humanos acusaram grupos armados que operam no leste do congo de usarem o estupro como arma de guerra. Na semana passada, um hospital da região informou ter registrado 5 mil casos de estupro este ano. Em 2010, representante especial da ONU para assuntos de violência sexual em conflitos, Margot Wallstrom, disse que o Congo é “a capital do estupro no mundo”.

“Eles se revoltam quando denunciamos seus crimes”, disse o médico à BBC África. Numerosos grupos armados têm operado no leste congolês por quase 20 anos. A última disputa entre rivais aconteceu em abril e forçou 500 mil pessoas a deixarem seus lares.
Com informações da BBC

Nenhum comentário: