Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Música de luto - MORREU DAVE BRUBECK, virtuoso pianista

Certos vídeos dele parecem mais exibição de saxofone do que de piano, como verão. Seu repertório - independentemente das suas qualidades - era, para o meu gosto, muito chato. Peças de jazz bastante repetitivas  e excessivamente longas. Mas, é inegável que agradou um grande contingente de pessoas, mundo afora.



 








Pianista de jazz Dave Brubeck morre aos 91 anos



DE SÃO PAULO


Dave Brubeck, pianista de jazz norte-americano, morreu aos 91 anos na manhã desta quarta-feira (5) na cidade de Norwalk, em Connecticut, segundo informações da agência de notícias Associated Press.

Brubeck morreu de insuficiência cardíaca quando estava indo visitar seu cardiologista na companhia de seu filho Darius, de acordo com Russell Gloyd, empresário do pianista. Ele completaria 92 anos nesta quinta-feira (6).




Nascido em 6 de dezembro de 1920, Brubeck era considerado um dos maiores músicos do gênero por sua técnica e capacidade de improviso.

Aos quatro anos de idade, o pianista teve seu primeiro contato com o instrumento que o acompanharia o restante de sua vida. Criado numa área rural da Califórnia, ele era filho de um comerciante de gado e uma diretora de coral --que proibiu os filhos de ouvir rádio em casa porque acreditava que, se quisessem ouvir música, eles deveriam saber tocar. Brubeck e os dois irmãos, então, passaram a estudar música clássica, canções religiosas e populares.

Em 1942, conheceu o saxofonista Paul Desmond, seu parceiro musical mais importante: com ele, mais tarde, formaria o Dave Brubeck Quartet, que contava, em sua formação inicial, com Joe Dodge (bateria) e Bob Bates (contrabaixo). Passariam pelo quarteto, ainda, vários outros músicos.

O quarteto com Brubeck, Desmond, Joe Morello (bateria) e Gene Wright (contrabaixo) gravou um dos principais discos do jazz: "Time Out" (1959), com "Take Five", "Blue Rondo à la Turk" e "Kathy's Waltz" --que serviu de inspiração para "All My Loving" (1963), dos Beatles.

"Take Five", escrita por Desmond, se tornou uma das melodias mais famosas do grupo. Lançado em 1959, foi o primeiro single de jazz a vender um milhão de cópias.

Dave Brubeck

Nenhum comentário: