A Sebastiana, na Paraíba, foi convidada a dançar um xaxado, pelo Jackson do Pandeiro, conforme a letra da música.
No Rio, o Sebastião vai cair no samba.
Eitcha!!!
-=-=-=-
Padroeiro da cidade e a associação de blocos preparam festa conjunta
Grito da Sebastiana vai virar procissão em 2014 Marcos Ramos / Agência O Globo
RIO — O carnaval de rua começa amanhã, quando acontece o Grito da Sebastiana, o evento na Fundição Progresso informalmente considerado o pontapé inicial para os desfiles pelo Rio. Este será o último Grito do jeito que ele é: em 2014, os blocos da Associação Independente dos Blocos de Carnaval da Zona Sul, Santa Teresa e Centro vão sair em cortejo com o Monobloco e o Sargento Pimenta, conforme informou o colunista Joaquim Ferreira dos Santos na edição do GLOBO desta terça-feira .
— No ano que vem, vamos levar o Grito para a rua, fazendo um cortejo com os blocos da Sebastiana, mais os representantes da Lapa — contou Rita Fernandes, à frente da associação.
Uma imagem de São Sebastião, que nunca saiu do segundo andar da Fundição, vai fazer sua estreia “fora de casa”.
— Este São Sebastião me acompanha desde 1983 — contou Perfeito Fortuna. — Tirei as flechas para ele sofrer menos.
— Em 2014 a imagem sairá daqui em procissão e ficará nos arcos durante o evento — adianta Perfeito. — Imagino o Rio Maracatu rodeando o santo. Nossa festa será uma festa de vida, e São Sebastião é um totem que faz com que a gente celebre ainda mais — diz.
O encontro será no mesmo dia da procissão oficial, que termina na Catedral Metropolitana, na Avenida República do Chile, vizinha aos Arcos da Lapa.
— Quem não quiser ir na procissão oficial já está convidado para a nossa — brincou Rita.
Padroeiro da cidade, São Sebastião também é padrinho da Sebastiana e da Fundição.
— Vamos fazer o casamento da Sebastiana e do Sebastião — diz Perfeito, que é a favor de um carnaval mais informal, sem as amarras das associações. Rita também. “Até eu já me cansei desse carnaval oficial, quero é perverter”, brinca ela.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário