O motivo dos confrontos é a decisão de tirar a bandeira britânica da frente da prefeitura da capital de Belfast
por Leiliane Roberta Lopes
Os conflitos em Belfast deixaram 16 policiais feridos, eles estavam tentando conter os unionistas protestantes que exigiam a permanência da bandeira britânica no prédio da Prefeitura da capital da Irlanda do Norte.
Os protestantes são a favor da permanência da bandeira enquanto os católicos republicanos são favoráveis à exibição do símbolo britânico apenas em ocasiões especiais. Os conflitos já duram semanas.
De acordo com a BBC os unionistas se dirigiram até uma zona católica do leste da cidade e começaram a lançar pedras e garrafas. Para tentar acabar com o protesto da madrugada do último sábado (12) a polícia usou balas de borracha e canhões de água, mesmo assim muitos soldados se feriram e precisaram ser socorridos.
Em outras localidades do país também houve protestos violentos fazendo ressurgir uma onda de violência que mistura política e religião.
O governo de Belfast já chegou a pedir ajuda de líderes religiosos para conter os manifestantes mas as medidas não surtiram efeito. A próxima etapa é reunir os governos de Dublin e Londres para tentar encontrar uma solução para este problema.
Fonte: GOSPEL PRIME
Nenhum comentário:
Postar um comentário