Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 7 de maio de 2015

Generais alemães: experiência mostra que é melhor manter amizade com a Rússia

Generais alemães: experiência mostra que é melhor manter amizade com a Rússia

© Sputnik/ Владимир Песня
MUNDOAção de protesto contra a OTAN e pelo fim da confrontação da Rússia, em Munique



(atualizado 13:47 07.05.2015) URL curta
3598660
Dezenas de generais e altos oficiais do exército da antiga Alemanha Oriental assinaram uma carta aberta condenando a política do Ocidente em relação à Rússia. O texto, intitulado de "Soldados pela paz", foi publicado no site do jornal Junge Welt.
A carta foi assinada pelos ex-ministros da Defesa Heinz Kessler e Theodor Hoffmann, por três coronéis-generais, 19 tenentes-generais, 61 majores-generais, incluindo o cosmonauta Sigmund Jähn, almirantes, coronéis e capitães. A carta será encaminhada para o Bundestag (o parlamento alemão) e às embaixadas dos países-membros da OTAN.
O documento destaca que passados 70 anos desde o fim da guerra que matou 27 milhões de cidadãos soviéticos, a guerra voltou a bater na porta da humanidade.
"A reorganização do mundo sob a liderança dos EUA e seus aliados levou a guerras na Iugoslávia e no Afeganistão, no Iraque, Sudão e Iêmen, na Líbia e na Somália" – diz a carta.
Com relação à crise ucraniana, os militares da antiga Alemanha Oriental destacam que a estratégia dos EUA está voltada para "a eliminação da Rússia como um concorrente e o enfraquecimento da União Europeia". Na sua opinião, a tentativa de transformar a Ucrânia em um país-membro da UE e da OTAN mostra a intenção de criar um "cordão sanitário desde o Báltico até o mar Negro, com o objetivo de isolar a Rússia do resto da Europa", tornando impossível uma aliança entre Rússia e Alemanha.
"Nós defendemos a paz, porque conhecemos muito bem o que é a guerra" – destacaram os militares da antiga Alemanha Oriental.
Os militares que assinaram a carta apontam também para uma "campanha midiática sem precedentes", uma "histeria militar e a russofobia". Nas suas palavras, tudo isso se contrapõe àquele papel diplomático que a Alemanha poderia vir a desempenhar, levando em conta a sua "posição geopolítica, experiência histórica e os interesses objetivos do seu povo".
"Não precisamos de uma campanha militar contra a Rússia, mas de uma compreensão mútua e uma coexistência pacífica. Não precisamos da dependência militar dos EUA, mas da própria responsabilidade perante o mundo" — diz a carta.
"Como militares, nós sabemos bem que a guerra não deve ser um  instrumento da política. Partindo da nossa experiência, nós podemos avaliar bem as consequências para toda a Europa" – declarou durante uma entrevista coletiva o ex-ministro da Defesa da Alemanha Oriental, almirante Theodor Hoffmann.
Ele destacou ainda que os principais problemas da atualidade podem ser resolvidos somente em cooperação com a Rússia.
"A experiência mostra que é melhor manter amizade com os russos, do que lutar contra eles" – disse Hoffmann.
Nas suas palavras, muitos dos que assinaram a carta aberta vivenciaram a Segunda Guerra Mundial.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150506/947447.html#ixzz3ZUXPqiCh

Nenhum comentário: