Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 29 de maio de 2015

JORNALISMO RUSSO INVESTIGANDO O ESCÂNDALO DA FIFA

Além do PRAVDA, cuja matéria já retratei em postagem anterior, o SPUTNIK  trata do assunto. Vejamos:

Escândalo em torno ao futebol em vez de espionagem internacional
© AFP 2015/ FABRICE COFFRINI


EUA estão usando várias circunstâncias para fazer seu o processo da corrupção na FIFA.


Segundo o dirigente do departamento do direito da Câmara de Comércio Alemanha-Rússia, Thomas Brand, contatado pela Sputnik Deutschland, o escândalo em torno à FIFA não significa revisão dos acordos sobre o lugar do campeonato mundial de futebol em 2018.

Em 2010, a Rússia foi escolhida oficialmente como sede da Copa do Mundo 2018. O país tem realizado enormes preparativos, construíndo estádios modernos e melhorando a infraestrutura. Pela primeira vez um campeonato mundial de futebol terá lugar na Rússia.

Pretexto para investigação

Em entrevista à Sputnik, o advogado norte-americano Paul Green notou, que as transações d FIFA envolviam dinheiro e bancos estadunidenses. Este fato foi usado pelos EUA para iniciar a investigação e realizar as detenções.

Para Green, a Justiça dos Estados Unidos já planejou toda a operação, preparando a evidência e as provas necessárias:

"Eu ficaria meio desorientado se alguém me dizer que o Ministério da Justiça e a Promotoria Geral dos EUA não estavam 100% certos de que o caso estava já pronto <…> E ficarei surpreendido se todas essas pessoas [detidas pelos EUA no quadro do escândalo da FIFA] não forem condenadas — ou, pelo menos, deixadas em liberdade provisória. Porque o governo dos EUA não iria se comprometer sem estar 100% de que não iam ser condenados".

O jurista destaca que as prisões foram feitas na véspera das eleições na Federação Internacional de Football Associations (FIFA), o que pode significar que o autor do caso penal pode querer influenciar o processo.

Os EUA já pediram a extradição dos nove funcionários da FIFA presos por corrupção. Contudo, observadores internacionais notam que o pedido de extradição carece de fundamento. A maioria dos detidos não deveriam estar sujeitos ao acordo sobre extradição assinado entre os EUA e a Suíça, já que não são cidadãos suíços.


© AP PHOTO/ KEYSTONE, STEFFEN SCHMIDT


Já o escritor alemão, Martin Gessmann, autor do livro "Filosofia do Futebol", reconhece que "a história da FIFA é cheia de manipulações indecentes e corrupção". Ele acredita que o escândalo atual é algo que era de se esperar.

Contudo, o que resulta interessante e até preocupante é a participação exageradamente ativa dos EUA, ressalta Gessmann:

"É realmente surpreendente que uma intervenção dos Estados Unidos seja necessária para a abertura de um processo penal. A FIFA não devia permitir isso, e a Suíça também".

Para o escritor, está já passado da hora de a FIFA realizar um trabalho para eliminar a corrupção.

As medidas agora assumidas pelos EUA para fazer "limpeza" na FIFA podem ser justas e necessárias para pôr fim à corrupção. Só preocupa que são realizadas por um país terceiro, que não tem ligação direta ao assunto. Usando este escândalo para fortalecer a sua imagem de "benfeitor internacional", os Estados Unidos provavelmente irão promover os seus interesses em outros assuntos internacionais, politizando até o extremo o problema da FIFA.


© SPUTNIK/ ALEXANDER VILF

Escândalo que serve de escudo


O processo de corrupção na FIFA acontece na véspera da cúpula do G7 na Alemanha. O encontro presidencial já foi minado pela iminência da continuação do escândalo da espionagem que realizava a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), junto com o Serviço Nacional de Inteligência da Alemanha (BND).

No início desta semana, surgiram rumores de que o presidente dos EUA podia até recusar-se de viajar à Alemanha caso Berlim publique os dados sobre quase 500 mil objetos de espionagem e monitoramento não autorizado (e-mails, endereços postais, telefones etc.). Fontes próximas do governo em Washington desmentiram estas informações, mas ainda não houve reação oficial de Barack Obama.

O Bundestag (parlamento alemão) exige a publicação desses dados até 6 de junho, um dia antes da cúpula presidencial. Se tal acontecesse, os presidentes do G7 terão muito mais o que discutir.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150529/1156604.html#ixzz3bX2bXeIV

Nenhum comentário: