Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 20 de maio de 2015

"Pedofilia VIP" - No Reino Unido, instituições religiosas e abrigos estão ligados ao escândalo



Investigadores já identificaram 76 políticos e 178 celebridades suspeitos destes crimes. "Isto é apenas a ponta do iceberg", disse a ministra do Interior.

A ministra do Interior prometeu levar todos os responsáveis à justiça 

STEFAN WERMUTH/REUTERS


As autoridades britânicas que investigam crimes de abuso sexual de menores por parte de figuras públicas já identificaram 1433 suspeitos e revelaram que o número de casos está a aumentar a um ritmo diário, revela a imprensa britânica desta quarta-feira.

O grupo que investiga estes crimes revelou que estão a ser investigadas 261 celebridades (de estrelas da música a actores famosos e desportistas) e políticos. Centenas de escolas, instituições religiosas e abrigos para menores estão ligados a este escândalo de "pedofilia VIP", como lhe chama a imprensa britânica.

De acordo com um dos chefes da investigação, o comandante Simon Bailey, o número de casos "aumenta de dia para dia". Até ao final deste ano, disse Bailey, citado pelo jornal The Telegraph, o número de casos suspeitos poderá chegar aos 116 mil.

A investigação foi aberta na sequência do "caso Jimmy Savile", conhecido em 2012, e que revelou que estrelas da televisão (como Savile, que já morreu) e outras celebridades abusaram sexualmente de menores durante várias décadas. Alguns dos envolvidos são conhecidos e já foram julgados e condenados: Fred Talbot (apresentador de televisão), Rolf Harris (apresentador e actor), Max Clifford (relações públicas), Gary Glitter (cantor) e Stuart Hall (apresentador de tv e rádio).

Os dados agora revelados são as primeiras conclusões da Operação Hydrant (boca de incêndio), que é coordenada por um conselho de chefes de polícia e junta os resultados de diversas investigações. A junção e cruzamento dos dados revelaram a dimensão do escândalo.

A ministra britânica do Interior, Theresa May, comentou estes dados dizendo que o que agora foi divulgado é "apenas a ponta do iceberg" e que se suspeita que os abusos, que começaram há décadas, continuem a ser cometidos.

As autoridades identificaram 357 instituições ligadas a suspeitas de abusos, incluindo 154 escolas, 75 abrigos de crianças e 40 organizações religiosas.

"Vamos precisar de encarar a natureza destes crimes e o impacto que tudo isto vai ter nas forças policiais, incluindo dar atenção a denúncias que foram ignoradas no passado e dar mais importância a crimes que não são devidamente registados, como os abusos a crianças", disse Theresa May, que participava na conferência anual da polícia, em Bournemouth. "Por isso, deixem-me ser muito clara: estou empenhada na investigação destes casos e em levar os responsáveis à justiça".

Fonte:
http://www.publico.pt/

Nenhum comentário: