Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 24 de maio de 2015

GREGOS QUEREM TIRAR ESTRELA DE DAVID DO MEMORIAL PELAS VITIMAS DO HOLOCAUSTO

Grupos judaicos expressaram "choque" na sexta-feira sobre a notícia de que a inauguração de um monumento do Holocausto em Kavala, Grécia, foi adiada porque os moradores supostamente quiseram remover uma estrela do monumento.

"Não há palavras para expressar adequadamente nosso choque e consternação com a notícia", disse o Diretor Executivo do Comitê Judaico Americano, David Harris.


"Como é possível que o símbolo eterno do povo judeu - o próprio símbolo com que os nazistas marcavam os judeus, usado nos campos de extermínio e guetos da Europa durante a Segunda Guerra Mundial - seja considerado impróprio para exibição pública em Kavala? É um drama para a comunidade judaica ter que remover a estrela de David como condição para permitirem que o monumento seja exibido!", disse.

Abraham H. Foxman, Diretor Executivo da Liga Anti-Difamação, que é um sobrevivente do Holocausto, chamou o movimento de "moralmente repreensível" e disse que: "Os judeus de Kavala foram mortos por serem judeus e o valor de um monumento é fazer com que este fato fique comprovadamente claro. O prefeito e o Conselho Municipal têm insultado a memória das vítimas, a comunidade judaica grega e os judeus em todo o mundo, e nós nos juntamos à comunidade judaica grega expressando a nossa indignação", disse ele.


O monumento em questão relembra os 1.484 judeus de Kavala, que foram exterminados durante a ocupação nazista da Grécia, na Segunda Guerra Mundial.

O monumento foi criado para ser revelado apenas dois dias antes da exibição, mas o prefeito e uma maioria no conselho da cidade insistiram na remoção da imagem de uma estrela de David do memorial.

Enquanto isso, o secretário-geral grego do Ministério da Cultura, Educação e Assuntos Religiosos, Giorgos Kalantzis, disse: "'Como um cristão ortodoxo, sinto-me profundamente insultado por este problema, porque seria como se alguém nos pedisse para apagar ou modificar para 'razões estéticas' o símbolo da cruz sobre os túmulos de nossos avós executados pelos alemães", segundo um comunicado divulgado pela AJC.

A AJC exortou as autoridades da cidade de Kavala para "reconsiderar e reverter sua terrível decisão."

Oitenta e um por cento da população judaica da Grécia foi assassinada pela ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: http://www.ruajudaica.com/

Nenhum comentário: