Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 4 de julho de 2015

Islândia descriminaliza atos de blasfêmia


Leis contra blasfêmia na Islândia existiam desde 1940

O Parlamento da Islândia aboliu na sexta-feira leis contra blasfêmia no país, apesar da forte oposição de líderes de diversas religiões.

O projeto de lei foi apresentado pelo Partido Pirata, que faz campanha em prol da liberdade de informação, logo depois do ataque à revista francesa Charlie Hebdoem Paris, há cerca de seis meses.

Formado na Suécia em 2006, o partido hoje está presente em mais de 60 países e tem na Islândia uma de suas ramificações mais bem sucedidas, com três parlamentares e o apoio de 32,4%, o que o torna o partido mais popular do país.


O texto da nova lei diz ser "essencial em uma sociedade livre que o público possa se expressar sem medo de ser punido".

Depois da decisão, a legenda escreveu em seu blog: "O Parlamento da Islândia enviou uma mensagem importante de que a liberdade não cederá a ataques sangrentos".
Liberdade de expressãoMaior parte da população diz fazer parte da Igreja Luterana

Atualmente, 80% dos cerca de 330 mil islandeses se dizem membros da Igreja Luterana, com 5% fazendo parte de outras denominações cristãs e outros 5% como fiéis da Asatru, uma religião tradicional nórdica.

As leis contra blasfêmia eram vigentes desde 1940, e qualquer pessoa considerada culpada destes crimes poderia receber desde uma multa a até três meses de prisão.

O site Iceland Monitor disse que a Igreja da Islândia apoia a mudança e citou seus representantes, para os quais "quaisquer poderes legislativos que limitem a liberdade de expressão vão de encontro com a perspectiva moderna de direitos humanos".

Mas a Igreja Católica da Islândia e a Igreja Pentecostal se opunham à medida.

"Se a liberdade de expressão significa que a identidade de uma pessoa de fé pode ser insultada, então, a liberdade pessoal de indivíduos e grupos fica fragilizada", disse uma porta-voz da Igreja Católica.

Segundo a Associação Islandesa de Ética Humanista, a nova lei prevê garantias de que pessoas ainda possam ser processadas por discursos de ódio.

Fonte: BBC 

Nenhum comentário: