Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 30 de julho de 2019

Bolsonaro usa mineração em terra indígena em troca de aprovar Eduardo como embaixador


Declarações de Bolsonaro sobre exploração de minérios em reservas ocasionou "corrida do ouro" com invasão e matança de indígenas

Por Redação



A política de exploração da mineração nas terras indígenas anunciada por Jair Bolsonaro (PSL) – que tem gerado uma espécie de “corrida do ouro”, com invasões e matança nas aldeias – tem um objetivo claro: conquistar votos na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado para aprovar o nome de Eduardo Bolsonaro para a embaixada brasileira em Washington.


Ao menos quatro senadores que fazem parte da Comissão, que vai sabatinar Eduardo Bolsonaro para o cargo nos Estados Unidos, foram ouvidos pelo jornalista Tales Faria, em seu blog, e se mostraram simpáticos à proposta de Bolsonaro de exploração de terras indígenas.

Neste sábado (27), Bolsonaro disse que o filho, Eduardo, na embaixada dos EUA é estratégico para explorar minerais em terras indígenas.

“Terra riquíssima (reserva indígena Ianomami). Se junta com a Raposa Serra do Sol, é um absurdo o que temos de minerais ali. Estou procurando o primeiro mundo para explorar essas áreas em parceria e agregando valor. Por isso, eu quero uma pessoa de confiança minha na embaixada dos EUA”, falou Bolsonaro.

“Acho salutar a exploração”, disse o senador baiano Ângelo Coronel (PSD).

Omar Aziz (PSD-AM) já declarou que votará pela indicação de Eduardo e se mostra totalmente favorável à mineração nas áreas de reservas. “A exploração sustentável seria boa para o Brasil, boa para remunerar os índios e muito boa para meu estado, o Amazonas”, ressaltando que, eleito, Bolsonaro pode nomear “quem ele quiser” para a embaixada.

Kátia Abreu (PDT-TO), que foi vice de Ciro Gomes (PDT) na disputa presidencial, também defende a ideia. Assim como Márcio Bittar (MDB-AC), para quem “a ideologia da intocabilidade só trouxe pobreza e miséria para eles e para a Amazônia”.

“Se um acordo com empresas estrangeiras trouxer recursos, será melhor ainda. E poucas pessoas compreendem tanto quanto o Eduardo Bolsonaro a política externa pregada por seu pai na campanha. Ele ajudará muito”, disse.
 
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro/bolsonaro-usa-mineracao-em-terra-indigena-em-troca-de-aprovar-eduardo-como-embaixador/

Nenhum comentário: