Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 31 de julho de 2019

Até aliados reprovam ataques de Bolsonaro ao presidente da OAB


Por Chico Alves

Publicado às 10h11 de 30/07/2019 - Atualizado às 10h11 de 30/07/2019



Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. - Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia

Uma parte considerável da cúpula das Forças Armadas quer deixar no passado tudo o que aconteceu na ditadura militar e olhar para a frente. Por isso, esses personagens de alta patente ficaram tão incomodados com o necessário trabalho da Comissão da Verdade durante o governo Dilma Rousseff. Pensam que é preciso superar as desavenças ideológicas e tratar de melhorar a economia brasileira. Pelo mesmo motivo, apurou a coluna, essa parcela de oficiais generais se mostrou contrariada com os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Principalmente porque aconteceram sem que Santa Cruz tivesse tratado do tema em suas últimas entrevistas. Não houve nenhum comentário anterior do presidente da OAB a respeito das circunstâncias da morte de seu pai, nenhuma provocação aos militares, nada.

Para tornar as coisas ainda mais constrangedoras, o próprio governo de Bolsonaro, através do Ministério da Família e Direitos Humanos, emitiu, dias atrás, por determinação da Justiça, atestado de óbito em que constata que o Fernando Santa Cruz Oliveira, pai do presidente da OAB, morreu em 1974, provavelmente de causas não naturais, "no contexto de perseguição sistemática e generalizada" aos opositores do "regime ditatorial". O corpo, como se sabe, nunca foi encontrado.

Dentre as numerosas declarações beligerantes de Bolsonaro, nenhuma recebeu críticas de espectro ideológico tão amplo. Os autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff voltaram a se unir para reprovar a atitude do presidente. "É caso de interdição", comentou o jurista Miguel Reale Jr. (Veja aqui essa e outras reações) “Pelo futuro do País, o presidente precisa deixar o passado no passado”, disse a deputada estadual paulista Janaína Paschoal (PSL). Houve também condenação por parte do governador de São Paulo, João Doria, e vários outros políticos. Entre os aliados, somente o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo, fez coro ao presidente.

Em Brasília, a avaliação é de que os dois únicos personagens capazes de fazer Bolsonaro ponderar quanto a ações e declarações mais radicais já foram embora do governo: os ministros Santos Cruz e Gustavo Bebianno. Dos que ficaram e estão mais próximos, o general Augusto Heleno abandonou a fase "paz e amor" e também tem feito pronunciamentos bombásticos. Já o general Villas Boas fica limitado pelas condições de seu delicado estado de saúde. Pelo visto, a ideia da cúpula militar, de deixar de lado as desavenças ideológicas para privilegiar a agenda econômica, continuará sendo um objetivo difícil de ser alcançado.
 
Fonte: https://odia.ig.com.br/colunas/base/2019/07/5667791-ate-aliados-reprovam-ataques-de-bolsonaro-ao-presidente-da-oab.html

Nenhum comentário: