Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Revolução russa na cardiologia


Olga Sobolevskaia
3.12.2012, 14:31, hora de Moscou




RIA Novosti


Médicos russos fizeram uma revolução na cirurgia cardíaca mundial. Milhares de pessoas com valvulopatia vão agora poder viver normalmente. Especialistas do Centro Científico de Cirurgia Cardiovascular Bakulev desenvolveram e implantaram pela primeira vez uma válvula cardíaca artificial que não dá complicações pós-operatórias.

A paciente entrou no hospital com uma valvulopatia muito grave. Milhões de pessoas no mundo morrem desta doença cada ano, uma cardio insuficiência ou um ataque cardíaco, que muitas vezes são consequências de valvulopatias. Para salvar a paciente, foi decidido implantar-lhe uma substituição artificial. A operação de três horas foi dirigida pelo diretor do Centro Científico de Cirurgia CardiovascularBakulev, um dos melhores cirurgiões do país, Leo Bokeria:

“A paciente tem 63 anos. Ela estava em estado muito mau, mas agora já está bem. Tiramos o tubo, agora ela respira por si própria e se encontra na unidade de terapia intensiva. As perspectivas são boas, porque agora não há nenhuma resistência na válvula. A paciente não se limita a nada.”

A válvula cardíaca de fluxo completo é um know-how russo. Ela permite que o sangue mova livremente pela aorta. Ela tem muito menos risco de rejeição do que seus antecessores, e além disso, ela é mais durável. As válvulas biológicas da geração anterior, que se faziam de tecido animal, precisavam de ser substituídas a cada sete anos. O novo implante da Rússia é feito de material leve e durável que pode durar mais de dez anos.

Mas o mais importante, talvez, é que esta é a válvula artificial mais segura de hoje. Ela é adequada mesmo para crianças pequenas. Foi para elas que ela foi desenvolvida originalmente. Os mecanismos anteriores muitas vezes causavam complicações, por exemplo, era afetada pela coagulação do sangue e desenvolviam tromboses, o que já é uma ameaça à vida. O projeto russo é uma revolução no tratamento de doenças cardiovasculares, está convencido o chefe do Centro de Cárdio-cirurgia Infantil do Instituto de Patologia de Circulação de Novossibirsk Yuri Gorbatykh:

“A ideia é muito boa. As características da válvula tricúspide de fluxo completo se aproximam às de válvulas cardíacas normais. Eu não conheço análogos estrangeiros de válvulas tricúspides. No mercado não há. É bem possível que os resultados sejam significativamente melhores do que os resultados das válvulas que temos agora no mercado.”

Agora, as pessoas com valvulopatia têm esperança de salvação. Todos os anos só na Rússia dezenas de milhares de doentes cardíacos necessitam dessa operação. Entre eles muitas crianças que sofrem com a valvulopatia de uma forma muito mais pesada que os adultos.

Fonte: VOZ DA RUSSIA

Nenhum comentário: